Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Visita de cônsul estreita relações entre Feira de Santana e EUA

Visita de cônsul estreita relações entre Feira de Santana e EUA

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, recebeu, quarta (12), a visita de Alfred Boll, cônsul-chefe do Setor Político e Econômico do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. O encontro integrou as ações do Programa Route 66 do governo norte-americano, que consiste em visitas de diplomatas a cidades brasileiras para dividir experiências, criar relacionamentos e promover a cultura e os costumes dos EUA.

Alfred Boll, nesta que foi a segunda visita a Feira de Santana, também esteve em outras entidades, como o Dispensário Santana e o Centro Industrial do Subaé (CIS).

O encontro na Uefs foi viabilizado pela Assessoria Especial de Relações Institucionais da Universidade (Aeri).  O assessor Washington Franca Rocha, durante o encontro, fez referência à primeira visita de Boll à Uefs, em 17 e 18 de novembro último. Na oportunidade, o cônsul-chefe proferiu palestra para alunos e professores dos cursos noturnos da graduação (Administração, Contábeis Economia e Direito). “A Uefs constituiu a porta de entrada do Consulado dos Estados Unidos em Feira de Santana, colocando-o em contato com outras autoridades do município”, salientou Franca-Rocha.

O reitor José Carlos Barreto agradeceu o interesse por Feira de Santana. Ele destacou que, agora, a Uefs está na expectativa pelo estreitamento de laços com instituições co-irmãs dos EUA. Alfred Boll agradeceu às palavras do reitor e à Aeri, por ter viabilizado o contrato do Consulado Geral dos Estados Unidos com entidades de Feira de Santana.

Presente no encontro, o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, ouviu do cônsul-chefe a disposição do Consulado para atuar como interlocutor em eventuais demandas com os EUA, nos campos econômico, cultural, desportivo e comercial. Disse, ainda, que os EUA reconhecem Feira de Santana como uma das principais cidades do Brasil

José Ronaldo de Caralho deu boas-vindas e disse que a município espera que as relações comerciais dos EUA com Feira de Santana se ampliem e que o município dispõe de incentivos fiscais para investidores interessados em se instalar na cidade.

Para o assessor da Relações Institucionais da Uefs, Washington Franca-Rocha, o interesse da diplomacia norte-americana por Feira de Santana abre amplas perspectivas de caráter cultural, social, científico e econômico, tanto para a comunidade da universitária, quanto para Feira de Santana, implicando em estabelecimento de relações de cooperação.

Franca-Rocha chamou a atenção para a possibilidade de intercâmbios de estudantes, professores e profissionais técnico-administrativos. Para o setor empresarial, há perspectivas tanto de realização de investimentos americanos em Feira de Santana, quanto da abertura de mercado para setores produtivos da região.

Também estiveram presentes no encontro o vice-reitor da Uefs Genival Corrêa de Souza, o vice-prefeito de Feira de Santana Paulo Aquino, a assessora técnica da Aeri/Uefs, Soanne Oliveira, e o representante do Centro das Indústrias de Feira de Santana, Antonio Luiz Sampaio – CIFS.

FSA, 14/12/12