Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Uefs e Prefeitura entram em acordo para instalação de semáforos na BR-116

Uefs e Prefeitura entram em acordo para instalação de semáforos na BR-116

A BR-116/Norte será equipada com semáforos inteligentes nas proximidades do retorno que dá acesso ao campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no sentido Serrinha-Feira. A implantação do equipamento foi garantida pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, durante reunião realizada na última sexta-feira (17) com o reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, e a gerente de Projetos e Obras da Universidade, Nadja Ribeiro. Ainda não há data definida para a ação, devido às exigências legais da licitação.

Os semáforos, que serão programados para funcionar nos horários de pico, são vistos como alternativa para reduzir os transtornos causados pelos congestionamentos, pelo menos até a requalificação da parte já duplicada da BR-116/Norte, a Transnordestina. A requalificação integra projeto do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), que prevê a construção de um viaduto em frente ao acesso ao campus universitário e a duplicação da rodovia até o município de Tucano, no total de aproximadamente 160 quilômetros, com investimento de R$ 200 milhões.

A Administração da Uefs tem feito incursões nas diversas esferas de governo em busca de solução para os congestionamentos registrados na BR-116/Norte. Os transtornos afetam não somente quem se dirige ao campus universitário, como também as pessoas oriundas de áreas próximas ao bairro Papagaio e viajantes que utilizam a rodovia com destino a Feira de Santana.

2012, o reitor da Uefs José Carlos Barreto encaminhou ofício ao Dnit sugerindo a construção de um viaduto próximo ao campus universitário. Desde então, foram feitos outros encaminhamentos, como um novo retorno na BR-116/Norte e a implantação de semáforos até a solução definitiva que é a requalificação da rodovia. O Dnit optou pelos semáforos e encaminhou autorização para implantação do equipamento à Prefeitura de Feira de Santana.

Ascom/Uefs

21/5/13