Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Uefs comemora os 45 anos do curso de Letras em Feira de Santana

Uefs comemora os 45 anos do curso de Letras em Feira de Santana

Uefs comemora os 45 anos do curso de Letras em Feira de Santana

Fotos: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

No cenário de um casarão antigo, sem muitas ferramentas de ensino, com um número reduzido de professores e um leque de desafios. O ano era 1968 e começava, em Feira de Santana, a história de um curso que marcou a implantação do Ensino Superior na cidade. Os 45 anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foram lembrados durante a Mesa de Abertura da “11ª Semana de Letras”, na manhã desta segunda-feira (25).

O curso foi implantado por entidades que antecederam a atual Uefs: a Faculdade de Educação de Feira de Santana, que depois passou a Fundação Universidade de Feira de Santana. A Uefs foi autorizada pelo Decreto Federal 77.496 de 27 de abril de 1976.

Dentre os palestrantes, presença do professor emérito da Uefs e um dos fundadores da graduação, José Jerônimo de Morais. “A 45 Anos Curso de Letras - 25/11/13 - Foto Edvan Barbosaimplantação do curso de Letras representou uma grande possibilidade, sobretudo para os jovens daquela época, que não precisariam se deslocar para Salvador quando quisessem cursar uma faculdade. Nós, do curso de Letras, nos orgulhamos pois quando a Uefs surgiu, já éramos uma semente germinada”, destacou.

Na abertura da Semana, a diretora do Departamento de Letras e Artes (DLA), professora Mávis Dill Kaipper destacou que o curso tem hoje cerca de 100 professores, que trabalham para que a formação dos mais de 700 estudantes tenha a melhor qualidade.

45 Anos Curso de Letras 2 - 25/11/13 - Foto Edvan BarbosaAté a próxima sexta-feira (29), com o tema “Linguagem, Literatura e Memória: uma viagem pelos 45 anos do curso de Letras”, a Semana vai reunir estudantes, professores e pesquisadores, no Módulo 2 do campus universitário. Para ampliar as discussões, são realizados minicursos, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicação e apresentações de pôsteres.

Qualquer pessoa da comunidade, interna ou externa, pode participar, inclusive com inscrição. Os interessados podem procurar a comissão organizadora no local de realização das atividades.

Dentre as atividades, estão, ainda, o Sarau das Letras (quarta-feira, às 18h, na Praça Borogodó) e a Solenidade Comemorativa (quinta-feira, às 17h, no Anfiteatro, módulo 2 do campus).

 

FSA, 25/11/13