Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Programa Portal socializa discussões sobre ensino-aprendizagem de línguas

Programa Portal socializa discussões sobre ensino-aprendizagem de línguas

(Texto: organização do evento) - O I Seminário do Programa Portal, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na UEFS, que teve, como tema, “ensino-aprendizagem de línguas: desafios, inovações e perspectivas”, objetivou, sobretudo, socializar as discussões que têm sido realizadas no âmbito do programa de extensão, vinculado à PROEX, e apresentar o modus operandi próprio de ensino-aprendizagem de línguas modernas (materna e estrangeiras). Trata-se de uma metodologia Programa Portal 3 - 2014inovadora, que tem sido experimentada pelos graduandos em Letras, com vistas à iniciação à docência, e pelas pessoas sobre as quais se debruça o trabalho do Programa Portal: alunos e egressos da escola pública, graduandos e servidores da Universidade Estadual de Feira de Santana e, desde mais recentemente, os aspirantes a intercambistas dos mais diversos cursos da UEFS.

O Programa Portal tem se mostrado bastante produtivo dentro do campus universitário. A oferta de cursos de língua, com Programa Portal 5 - 2014metodologia própria, inovadora e eficiente, atende mais de 800 (oitocentas) pessoas por ano, transcendendo os limites da cidade, já que outros 12 (doze) municípios recebem o trabalho desenvolvido. Além disso, a partir da experiência dentro do Programa, já foram produzidos artigos e monografias e já foram apresentadas diversas comunicações, palestras e conferências. Tudo isso em diversos lugares do Brasil, do que resulta uma significativa socialização do trabalho extensionista do Programa Portal e da UEFS.

Programa Portal 1 - 2014           Durante o evento, que contou, felizmente, com grande participação dos graduandos e professores do Departamento de Letras e Artes, diversas mesas discutiram as questões teóricas, sobretudo no que concerne aos estudos sobre competência comunicativa, identidades, sujeito, inter e multiculturalidade, multiletramentos, a importância das TICs no ensino-aprendizagem de línguas, crenças e atitudes, memória, autonomia etc., que têm sido realizadas nas reuniões pedagógicas e grupos de estudo do Programa, e também questões práticas, que dizem respeito à oferta dos cursos, Programa Portal 2 - 2014quando se apresentaram a metodologia e os pressupostos teóricos que embasam o ensino-aprendizagem em línguas modernas dentro do Programa.

O evento também se constituiu como espaço para discussão das perspectivas futuras do grupo, que tem se debruçado sobre a institucionalização de um grupo de pesquisa científica no âmbito da Linguística Aplicada, que deverá iniciar suas atividades já em 2014, e sobre a curricularização da extensão universitária, já que o programa tem Programa Portal 4 - 2014contribuído sobremaneira com o desenvolvimento do Estágio Supervisionado do PROFORMA de Língua Espanhola, o que tem interessado, também, aos professores do curso de Licenciatura em Letras com Línguas Estrangeiras. Ademais, o Programa Portal está em fase de desenvolvimento de um grupo de estudos interdisciplinares sobre competência, que disporá de estudiosos de diversas áreas das Humanidades, como Filosofia, Linguística, Psicologia Cognitiva e História.

Há que ressaltar, por fim, os diversos convites recebidos pelos integrantes do Programa Portal durante o seu I Seminário, dentre os quais se destaca o convite para levar a metodologia do Programa para outras universidades, o que o tornará interinstitucional.

FSA, 27/11/13