Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Seminário do NEC aborda relações acadêmicas e culturais entre Brasil e Canadá

Seminário do NEC aborda relações acadêmicas e culturais entre Brasil e Canadá

Seminário NEC 1 - 5/12/13Inter-relações, mobilidade estudantil e oportunidades no Canadá foram temas abordados durante o “2º Seminário de Pesquisas do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC)” da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento reuniu estudantes e Seminário NEC 2 - 5/12/13professores no Auditório 2 do Módulo 1, durante a manhã dessa quarta-feira (4).

A coordenadora de Intercâmbio da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri), Francisneide Albano, deu início à programação com Seminário NEC 3 - 5/12/13considerações sobre o tema mobilidade acadêmica. “O século 21 requer dos profissionais competências interculturais e isso se torna possível através das experiências de intercâmbio. Hoje existem quatro programas pelos quais a Uefs promove a mobilidade estudantil”, ressaltou.

Outro assunto abordado no evento foi a socialização das pesquisas desenvolvidas pelo NEC. Na oportunidade, o coordenador do Núcleo, professor Gilton Aragão, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Dcis), compartilhou reflexões comparativas entre o Brasil e a Província do Quebec (Canadá), no que diz respeito a questões como o modelo sócio-econômico e respeito à diversidade cultural.

O professor Humberto Oliveira, do Departamento de Letras e Artes (DLA), abordou, em palestra, o tema “Yves Thériault e a antevisão do multiculturalismo canadense na trilogia do A: Aaron, Agaguk e Ashini”.

Os participantes também puderam assistir colocações sobre os temas “Desenho técnico e formação de engenheiros no Brasil e no Canadá” e “Estudos da aquisição de fenômenos sintáticos da Língua Portuguesa praticada no Brasil como língua estrangeira”.

FSA, 5/12/13