Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Seminário de Iniciação Científica (Semic) divulga lista de premiados

Seminário de Iniciação Científica (Semic) divulga lista de premiados

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da Uefs divulgou a relação dos estudantes premiados no 17º Seminário de Iniciação Cientifica (Semic). A premiação destaca os trabalhos dos bolsistas dos programas de Iniciação Científica da instituição. As modalidades premiadas são: bolsistas Probic/Uefs, Pibic/Pibiti/CNPq, Pibic/Fapesb e outros programas e/ou instituições.

Os trabalhos são analisados pelo resumo enviado para inscrição, e durante o evento, a apresentação é avaliada por dois avaliadores da Uefs, com exceção dos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que são avaliados por pareceristas externos, representantes do órgão.

A classificação dos bolsistas em cada modalidade é por três grandes áreas do conhecimento que são: Ciências da Vida, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas. A premiação (participação do aluno no encontro nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPCde 2014) é para os discentes que ficaram com o primeiro lugar das modalidades Probic/Uefs, Pibic/Pibiti/CNPq e Pibic/Fapesb.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 de dezembro, às 16h, no hall do prédio da Administração Central da Uefs. 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação convida a comunidade acadêmica para participar da cerimônia.

PREMIADOS: BOLSISTAS DO PIBIC/PIBITI/CNPq

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA VIDA

1º lugar- Danyella Santana Souza, tendo como orientadora a Profa. Tânia Maria de Araújo, com o trabalho intitulado “Condições de Vida, Trabalho e Saúde dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana, BA, 2011-2012”.

2º lugar- Isabella Mary Alves Reis, tendo como orientador o Prof. Alexsandro Branco, com o trabalho intitulado “Análise por RMN de 1H de metabólito secundário isolado do caldo fermentado de Xylaria luteostromata (Xylariaceae)”.

3º lugar- Camila dos Anjos Ribeiro, tendo como orientador o Prof. Carlos Wallace do Nascimento Moura, com o trabalho intitulado “Catálogo dos Gêneros de Diatomáceas (Bacillariophyta) do Pantanal dos Marimbus (Baiano e Remanso), Chapada Diamantina, Bahia, Brasil”.

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E SOCIAIS APLICADAS

1º lugar- Igor Leal Souza, tendo como orientadora a Profa. Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, com o trabalho intitulado “Aplicação de Tecnologia Computacional em Banco de Dados em Linguística Histórica: Os Documentos do Ce-Dohs”.

2º lugar- Leidiene Aparecida Rangel da Silva Barbosa, tendo como orientadora a Profa. Claudia de Alencar Serra e Sepulveda, com o trabalho intitulado “A (Re) Construção da Identidade de Professores-Investigadores ao Longo da Experiência de Participação em um Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Biologia”.

3º lugar- Sande Oliveira Santos, tendo como orientadora a Profa. Jocimara Souza Britto Lobão, com o trabalho intitulado “Mudanças no Uso e Ocupação em Terras Indígenas Pataxós: Uma Abordagem Geotecnologica.”.

GRANDE ÁREA: ENGENHARIAS, CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

1º lugar- Edinara Lacerda Queiroz, tendo como orientadora a Profa. Sílvia Maria Almeida de Souza, com o trabalho intitulado “Desenvolvimento, Avaliação Físico-Química e Sensorial de Barra de Cereal Contendo Mandioca, Mel e Polpa de Umbu”.

2º lugar- Caio Macieira de Almeida Aguilar, tendo como orientadora a Profa. Rosângela Leal Santos, com o trabalho intitulado “Criação de modelos tridimensionais: Os novos rumos das geotecnologias.”.

3º lugar- Flaviano Dias da Luz, tendo como orientador o Prof. José Carlos Oliveira de Jesus, com o trabalho intitulado “Meios Quase-Periódicos e Multifractalidade: Um Estudo Experimental de uma Sequência de Fibonacci”.

PREMIADOS: BOLSISTAS PIBIC/FAPESB

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA VIDA

1º lugar- Camila Oliveira Valente, tendo como orientadora a Profa. Kátia Santana Freitas, com o trabalho intitulado “Nível de Conforto de Familiares de Pessoas Adultas Internadas na UTI de um Hospital Público de Feira de Santana – Ba”.

2º lugar- Débora Maria Marchesine de Almeida, tendo como orientadora a Profa. Marilene Lopes da Rocha, com o trabalho intitulado “Avaliação da Atividade Farmacológica do Extrato das Raízes de Harrisia Adscendens (Guerke) Britton & Rose (Rabo-De-Raposa) em Modelos de Nocicepção Orofacial em Camundongos”.

3º lugar- Jecicléa Souza Carvalho, tendo como orientadora a Profa. Elinalva Maciel Paulo, com o trabalho intitulado “Análise Microbiológica De Amostras Coletadas Em Laticínios Produtores De Queijos De Manteiga (Requeijão Nordestino) Estabelecidos Na Região De Feira De Santana, Ba”.

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E SOCIAIS APLICADAS

1º lugar- Mabel Freitas Araujo de Souza, tendo como orientadora a Profa. Ana Maria Carvalho dos Santos Oliveira, com o trabalho intitulado “Brava Gente Brasileira e Caramuru, A Invenção do Brasil: A relação entre Cinema e Historiografia brasileira na construção de imagens sobre o indígena. (1995-2005)”.

2º lugar- Thayane dos Santos Sales, tendo como orientador o Prof. João Henrique Moura de Oliveira, com o trabalho intitulado “Espacialização das Variáveis Climáticas (Precipitação Pluviométrica, Temperatura do Ar, Evapotranspiração Potencial) do Pólo De Jeremoabo”.

3º lugar- Midian Jesus de Souza, tendo como orientadora a Profa. Vera Pedreira dos Santos Pepe, com o trabalho intitulado “O Desempenho de Indivíduos com Implante Coclear em Tarefas de Consciência Fonológica”.

GRANDE ÁREA: ENGENHARIAS, CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

1º lugar- Thaíse Souza Amorim, tendo como orientador o Prof. Ernesto Acosta Martínez, com o trabalho intitulado “Extração de Inulina do Bulbo de Agave Sisalana”.

2º lugar- Aysses do Carmo Oliveira, tendo como orientador o Prof. Marildo Geraldête Pereira, com o trabalho intitulado “Estudo da Variação dos Instantes de Eclipse do Sistema Binário Sdssj03038+005444 e Sistema Planetário Wasp-4”.

3º lugar- Wesle Silva Gama, tendo como orientadora a Profa. Tereza Simonne Mascarenhas Santos, com o trabalho intitulado “Seleção de Micro-Organismos com Atividade Lipolítica em Reações de Esterificação”.

 PREMIADOS: BOLSISTAS PROBIC

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA VIDA

1º lugar- Tiago Andrade Borges Santos, tendo como orientador o Prof. Luís Fernando Pascholati Gusmão, com o trabalho intitulado “Análise Filogenética sobre o Complexo Stachybotrys-Memnoniella”.

2º lugar- André do Nascimento Santos, tendo como orientadora a Profa. Soraya Castro Trindade, com o trabalho intitulado “Avaliação do Polimorfismo Genético de Citocinas em Puérperas com e sem Doença Periodontal”.

3º lugar- João Paulo Silva Vieira, tendo como orientadora a Profa. Reyjane Patrícia de Oliveira, com o trabalho intitulado “Aplicação de Marcadores Issr em Populações de Campomanesia Eugenioides (Cambess.) D.Legrand Ex Landrum (Myrtaceae) como Subsídio a sua Taxonomia”.

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E SOCIAIS APLICADAS

1º lugar- Carla Santos da Costa, tendo como orientador o Prof. Francisco Ferreira de Lima, com o trabalho intitulado “A Percepção da Paisagem na Obra Aldeia Nova de Manuel da Fonseca”.

2º lugar- Samara Passos de Freitas, tendo como orientador o Prof. Claudio Cledson Novaes, com o trabalho intitulado “Sertão/Quebec: Identidades Literárias e Imaginários Cinematográficos em Boi Aruá E L’oumigmag ou L’objectif Documentaire”.

3º lugar- Anderson Henrique Gonçalves dos Santos, tendo como orientador o Prof. Paulo Wenderson Teixeira Moraes, com o trabalho intitulado “Entrincheiramento na Carreira, Ocorrência de Ler/Dort e Qualidade de Vida entre Bancários Da Bahia”.

GRANDE ÁREA: ENGENHARIAS, CIÊNCIAS EXATAS E TERRA

1º lugar- Larissa de Mattos Oliveira, tendo como orientadora a Profa. Suzana Modesto de Oliveira Brito, com o trabalho intitulado “Purificação e Caracterização de Argilas Coletadas no Garimpo de Santa Rita, Andaraí, Bahia”.

2º lugar- Carla Suely Correia Santana, tendo como orientador o Prof. Milton Souza Ribeiro, com o trabalho intitulado “O Ensino de Ciências Físicas como uma Proposta Inovadora: Considerações sobre a Aprendizagem e a Transdisciplinaridade na Formação do Sujeito do Campo.”.

3º lugar- Tayane Leite Cerqueira, tendo como orientador o Prof. Angelo Amâncio Duarte, com o trabalho intitulado “Análise comparativa e adaptação de algoritmos computacionais para comparação, classificação e armazenamento de estruturas moleculares extraídas de plantas do semiárido”.

PREMIADOS: OUTROS PROGRAMAS E/OU INSTITUIÇÕES

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA VIDA

1º lugar- Isis Gois de Mattos do Prado, tendo como orientadora a Profa. Aline Silva Gomes Xavier, com o trabalho intitulado “Dimensionamento de Pessoal em Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva”.

2º lugar- Juscimária das Graças Carneiro, tendo como orientador o Prof. Hugo Neves Brandão, com o trabalho intitulado “Análise da Composição de Drogas Vegetais Moduladoras do Apetite Comercializadas em Ervanarias de Feira de Santana, Bahia”.

3º lugar- Jaqueline Pereira Almeida, tendo como orientador o Prof. José Raniere Ferreira de Santana, com o trabalho intitulado “Efeito de Auxinas no Enraizamento in Vitro de Comanthera Curralensis (“Sempre Viva”)”.

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E SOCIAIS APLICADAS

1º lugar- Bárbara Maria Nunes Pereira, tendo como orientadora a Profa. Flávia Aninger de Barros Rocha, com o trabalho intitulado “A Tradição Filosófica Ocidental e o Universo Mítico do Sertão: Um Possível Diálogo em “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna”.

2º lugar- Matheus Santos Oliveira, tendo como orientadora a Profa. Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda, com o trabalho intitulado “Edição XML de Anúncios do Jornal Folha do Norte (Séculos XX e XXI): Contribuições à Reconstrução da História do Português Brasileiro”.

3º lugar- Débora Raquel Lima da Silva, tendo como orientadora a Profa. Ivone Maia de Mello, com o trabalho intitulado “Lugar e Cultura: O Cinema como Ponte de Discussão”.

GRANDE ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

1º lugar- Giuana Alves da Silva, tendo como orientador o Prof. Paulo César da Rocha Poppe, com o trabalho intitulado “Simulação Numérica de Galáxias”.

2º lugar- Luana Maria Silva de Macedo e Marques Guerra, tendo como orientadora a Profa. Sandra Maria Furiam Dias, com o trabalho intitulado “Avaliação Microbiológica da Eficiência do Processo de Compostagem do Lodo de Esgoto”.

 

3º lugar- Isabela Carvalho da Silva, tendo como orientadora a Profa. Taís Silva de Oliveira Brandão, com o trabalho intitulado “Viabilidade da Polpa de Umbu-Cajá (Spondias Spp) para o Processamento de Geléia Diet”.