Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Parcerias são debatidas entre a Uefs e a Prefeitura de Feira

Parcerias são debatidas entre a Uefs e a Prefeitura de Feira

   Estabelecer parcerias nas áreas de educação, cultura e lazer foi o foco principal da reunião realizada na noite desta quinta-feira (24), no Paço Municipal Maria Quitéria, envolvendo o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, contando com as participações de secretários municipais e membros da Administração Central da Uefs.

   Invocando o caráter suprapartidário da iniciativa, o prefeito José Ronaldo ressalvou a necessidade de se colocar as demandas e os problemas da comunidade acima das questões políticas, “uma vez que todos nós estamos imbuídos deste mesmo propósito”.

   Neste sentido, o reitor José Carlos Barreto enfatizou, entre outros, o interesse de fortalecer o Centro de Atenção Básica da Uefs junto à Secretaria de Educação, “através do acompanhamento mais de perto do seu plano pedagógico”.

   Por seu turno, a secretária de Educação Jayana Ribeiro considerou a importância desta parceria promover melhorias no processo ensino/aprendizagem, além das condições físicas das escolas como pilares fundamentais para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que na sua avaliação deve estar lastreada “em gestões fortes e comprometidas com o melhoramento do ensino”.

   Já o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jailton Batista, que defende a construção de um projeto cultural para a cidade em parceria com as demais secretarias e todos os seus segmentos sociais representativos, conclamou o aporte técnico da Universidade para o desenvolvimento de projetos voltados a atividades física, cultural  e de lazer, utilizando-se dos equipamentos públicos do município que carecem de atividades regulares para atender as demandas da comunidade.

   Exemplo desta parceria é a Feira do Livro, realizada em conjunto entre a Uefs e a Secretaria de Educação, consolidada já na sua sexta edição. O reitor José Carlos Barreto sugeriu também a inclusão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, como participante ativa na organização do evento.

   Dois projetos que farão parte desta parceria dizem respeito aos planos Diretor e de Saneamento do município, e  segundo o vice-reitor Genival Correa “ o corpo técnico da Uefs estará a disposição para examiná-los”.

   Por sua vez, o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva sublinhou que a sua pasta não ficará restrita a cuidar apenas da imagem e da propaganda oficial do governo, “mas de todos os projetos que sejam do interesse à sociedade e da vida social e intelectual das pessoas”.

   Também participaram do encontro a pró-reitora de Extensão Maria Helena Bernosik, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) Celismara Gomes, assessor de Relações Institucionais da Uefs Washington Franco Rocha e Carlos Brito, secretário de Planejamento de Feira de Santana.

Com informações

Secom/PMFS

25/1/13