Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Nova escultura de Juraci Dórea instalada no campus

Nova escultura de Juraci Dórea instalada no campus

Fotos: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

O campus Universidade Estadual de Feira de Santana passa a abrigar a segunda escultura do artista plástico Juraci Dórea e que integra o Projeto Terra. A montagem foi concluída nesta terça-feira (18). A primeira, que foi consumida pelo tempo, dentro da proposta de arte efêmera, teve o processo de decomposição registrado através Juraci Dorea - Escultura no Campus 3de fotos e vídeos. Segundo Juraci, o couro utilizado deverá ser aproveitado em outras instalações.

Caracterizado por utilizar os elementos peculiares do sertanejo, como a madeira e o couro, o Projeto Terra, desde a década de 1980, espalhou a arte pelos diversos rincões da Bahia. A proposta de interação entre o homem e as obras de arte, levou a desintegração de muitas delas, já que o material foi sendo aproveitado para as necessidades do homem do sertão.

A montagem da segunda escultura da Uefs faz parte do documentário  “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão - Veredas”, que tem direção do cineasta Tuna Espinheira, e deverá ser lançado em setembro.

Juraci Dorea - Escultura no Campus 1   Professor do Departamento de Letras e Artes da Uefs, Juraci Dórea Falcão é graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). É pintor, desenhista, fotógrafo e programador visual, com exposição de obras no Brasil e no exterior.

Ascom/Uefs

19/6/13