Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Nota do Coletivo Senzala: Afrontando e confrontando a colonização mental

Nota do Coletivo Senzala: Afrontando e confrontando a colonização mental

Em 2001 o Café literário A SENZALA  foi montado pelo COLETIVO ESTUDANTIL  de vários cursos da UEFS , com o objetivo de se tornar um CENTRO DE CONVIVÊNCIA fora dos moldes estéticos da instituição universitária. Um lugar onde todos possam chegar,contemplar,colaborar e usufruir.

A Senzala está sendo gerida pelo coletivo de freqüentadores chamado COLETIVO SENZALA, e desde então, é tratada como um patrimônio alternativo democrático de conquista estudantil, independente, apolítico, sem fins lucrativos, aberto para toda a comunidade universitária e todos cidadãos do mundo que anseiam pelo conhecimento manifestado em entretenimento e informação lúdica e livre, transmitida em suas diversas formas: através da música, literatura, cinema, artes plásticas(...). Um espaço livre!, não havendo assim, um líder ; a liderança da Senzala é COLETIVA, democraticamente gerida  por todos freqüentadores: sejam estudantes, professores ou membros da comunidade externa. Portanto, a Senzala é definida pela consciência daqueles, que se intitulam como senzaleiros, que chegam buscando COLABORAR E CUIDAR, ZELANDO pelo espaço, Logomarca - Coletivo Senzalafreqüentando e auxiliando  na manutenção das necessidades da “casinha”, como limpeza e arrumação, ou mesmo, dando seu apoio nas manifestações culturais que são desenvolvidas.

Além dos eventos ligados a reorganização, manutenção e faxina do espaço: Senzala In-Conserto e das tradicionais Senzaladas, que acontecem desde 2001, e já se configura como um verdadeiro festival alternativo de cultura e arte independente na cidade, estamos realizando intervenções semanais, às quintas, 19 hs, o Cine-Senzala, com exibições de filmes e documentários, e sextas, a partir das 17 hs, o Pôr do  Som: uma experiencia sonora, apreciando uma das mais belas vistas da cidade. Nessas atividades, estamos arrecadando alimentos em prol do Quilombo Rio dos Macacos, que atualmente sofre com ações terroristas de despropriação praticadas por parte da Marinha brasileira.

Desta forma, convidamos a todos e todas a participar das atividades, bem como experimentar, de fato, um espaço de convívio diverso e produção cultural. Nossas reuniões acontecem semanalmente às quartas-feiras, 10hs da manhã. É importante refletir, lembrando que o Café Literário “A Senzala” é simplesmente o que nós fazemos e deixamos de fazer por ela. Acreditamos que tudo é resultado de somas e subtrações de atitudes e idéias que quando acontecem  nem sempre são vistas como pacíficas e ordenadas.

Quem somos nós? NÓS?! Marginalizados da cultura, somos todos nós, com a resposta que não quer calar: RESPEITO É PRA QUEM TEM E CULTURA LIVRE PARA QUEM É LIVRE!!

Coletivo Senzala

www.facebook.com/coletivo.senzala