Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Museu Casa do Sertão expõe fotopinturas

Museu Casa do Sertão expõe fotopinturas

   Harmonizar e embelezar uma imagem. Colorir a foto em preto e branco. Alterar o cenário e acrescentar elementos. Tudo isso faz parte da técnica de fotopintura, que se popularizou no Brasil, especialmente no Nordeste, durante o século XX. Este método artístico pode ser conferido na exposição “Retrato pintado: retoques na memória”, apresentada pelo Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Museu Casa do Sertão 1 - fotopinturas Gercina Marques Oliveira

   A exposição reúne 50 fotopinturas, produzidas a partir da década de 20, pertencentes a acervos de famílias de váriaslocalidades como Tanquinho, Riachão de Jacuípe, Santo Amaro, Feira de Santana, Cruz das Almas, Crato (CE) e São Paulo. Além delas, também estão expostos os retratos originais e exemplares produzidos a partir do uso de programas digitais de computação, nova tendência conhecida como fotopintura Museu Casa do Sertão 1 - fotopinturas Francisca Maria do Nascimentocontemporânea.

   Os retratos pintados trazem uma série de peculiaridades que podem ser conferidas na exposição. Destaque para o uso de cores fortes, a rigidez da pose e dos semblantes, o padrão de representação (nas fotos de casal, a mulher sempre é colocada à frente do homem) e a junção (pessoas que nunca se encontraram são pintadas lado a lado).

   A exposição está aberta à visitação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (75) 3161-8099, ou através dos seguintes e-mails: agendamentomuseucasadosertao@gmail.com,

museucasadosertao@gmail.com

Ascom/Uefs

 

30/7/13