Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Lygia Fagundes Telles abordada em palestra das Sextas Literárias

Lygia Fagundes Telles abordada em palestra das Sextas Literárias

Lygia Fagundes Telles abordada em palestra das Sextas Literárias

Fotos: Bernardo Bezerra - Ascom/Uefs

   Memórias e lembranças na obra de Lygia Fagundes Telles foram temas de palestra na abertura das “Sextas Literárias” na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, promovido pelo Departamento de Letras e Artes e do Curso de Especialização em Estudos Literários, foi realizado sexta-feira (12).

   O palestrante, professor doutor Suênio Campos de Lucena, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), falou sobre ficção e memória na obra da autora conhecida como a dama da literatura brasileira. O professor sempre optou por estudar os textos de Lygia Fagundes Telles e pesquisa as estratégias de discurso e o recurso estilístico adotados para a construção do passado.

  Sextas Literárias 12/4/13 O tema memória pode ser verificado nas lembranças das personagens, no desejo de reconstrução familiar, na tentativa de recuperar o paraíso perdido, e na conjuntura em que as histórias são contadas, como ocorre nas obras que abordam a transição da cidade de São Paulo que passou de província a metrópole. É a busca por algo que se perdeu, uma tentativa de recuperar o paraíso perdido.

   Os livros de Lygia Fagundes Telles já foram traduzidos para 30 países e serviram de inspiração para obras de TV, teatro e cinema. O evento, programado para ser realizado na primeira ou segunda sexta-feira de cada mês, contou com a presença de professores, estudantes e leitores em geral no prédio da Pós-graduação em Letras e Educação, Módulo 2.

Ascom/Uefs

15/4/13