Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Lygia Fagundes Telles abordada em palestra das Sextas Literárias

Lygia Fagundes Telles abordada em palestra das Sextas Literárias

Fotos: Bernardo Bezerra - Ascom/Uefs

Memórias e lembranças na obra de Lygia Fagundes Telles foram temas de palestra na abertura das “Sextas Literárias” na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, promovido pelo Departamento de Letras e Artes e do Curso de Especialização em Estudos Literários, foi realizado sexta-feira (12).

O palestrante, professor doutor Suênio Campos de Lucena, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), falou sobre ficção e memória na obra da autora conhecida como a dama da literatura brasileira. O professor sempre optou por estudar os textos de Lygia Fagundes Telles e pesquisa as estratégias de discurso e o recurso estilístico adotados para a construção do passado.

Sextas Literárias 12/4/13 O tema memória pode ser verificado nas lembranças das personagens, no desejo de reconstrução familiar, na tentativa de recuperar o paraíso perdido, e na conjuntura em que as histórias são contadas, como ocorre nas obras que abordam a transição da cidade de São Paulo que passou de província a metrópole. É a busca por algo que se perdeu, uma tentativa de recuperar o paraíso perdido.

Os livros de Lygia Fagundes Telles já foram traduzidos para 30 países e serviram de inspiração para obras de TV, teatro e cinema. O evento, programado para ser realizado na primeira ou segunda sexta-feira de cada mês, contou com a presença de professores, estudantes e leitores em geral no prédio da Pós-graduação em Letras e Educação, Módulo 2.

Ascom/Uefs

15/4/13