Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Insetos presentes no imaginário humano desde a Antiguidade

Insetos presentes no imaginário humano desde a Antiguidade

A presença de insetos na vida do homem é tão intensa que o imaginário das populações, em diversos momentos históricos, tem relacionado este grupo de animais, de formas variadas, a deuses e religiões. Este e outros temas foram tratados pelo professor Nelson Papavero, da Universidade de São Paulo (USP), na conferência de abertura do 1º Simpósio Brasileiro de Entomologia Cultural (1º Sbec), que começou nesta segunda (6) e 1º Sbec 3 - 6/5/13prossegue até quarta-feira (8) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Para ilustrar os argumentos, Nelson Papavero cita, dentre outros, alguns trechos da Bíblia, como a narrativa do Apocalipse em que gafanhotos são descritos como tendo cabeças de homens e coroas. Ou ainda trechos bíblicos em que Deus usa insetos como pragas. “Estes animais possuem um valor simbólico, cultural, estético e religioso para diferentes povos, inclusive os brasileiros”, afirmou o professor.

O 1º Sbec, evento multidisciplinar, reúne pesquisadores e estudantes de diversas áreas como Agronomia, Biologia, Artes e Letras. Para Juliane Souza, estudante de Biologia, “O Simpósio é uma excelente oportunidade de aprender coisas novas e levar conhecimento para aplicar em minha região, Barreiras, no interior da Bahia”.

1º Sbec 2 - 6/5/13

A programação do Simpósio, que inclui palestras, mesas redondas, lançamentos de livros, atividades culturais, apresentação de trabalhos e oficinas, pode ser acessada no site www.entomologiacultural.com.br.

FSA, 6/5/13