Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Informe Campus da Chapada: Curso Internacional sobre Polinização

Informe Campus da Chapada: Curso Internacional sobre Polinização

2 a 14 de dezembro de 2013
Lençóis, Chapada Diamantina (BA) – Brasil.

Acontece em Lençóis a 10ª Edição de 2013, que celebra os 10 anos do Curso Internacional de Campo sobre Polinização no Brasil, uma atividade vinculada à Iniciativa Brasileira dos Polinizadores (IBP), o Programa Brasileiro para conservação e uso sustentável dos polinizadores e a Rede Baiana de Polinizadores (Repol).

O curso é aberto à participação de profissionais e estudantes de pós-graduação em biologia e áreas afins e visa formar recursos humanos de nível superior para a conservação e manejo de polinizadores. O curso é aberto a todas as pessoas interessadas no tema, mas será dada prioridade para aqueles nos quais o curso proporcionará benefícios significativos às suas pesquisas e/ou ensino.

Não é exigido conhecimento profundo sobre polinização, mas será exigida uma carta de recomendação. O Curso de Polinização será limitado a 30 participantes.

O curso de 2013 está sendo organizado pela Universidade Federal da Bahia e terá apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Projeto GEF/FAO Polinizadores, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Canadian Pollination Initiative (NSERC CANPOLIN) e agências brasileiras de fomento.

A primeira edição deste curso ocorreu no México (1990) em coparticipação da Universidade de Guelph e o Jardim Botânico, Estação de Biologia Chamela y Los Tuxtlas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Em 2001 o curso foi oferecido pela Universidade Nacional de Heredia, Costa Rica e pela Universidade de Saint Louis, Missouri Botanical Garden, Estados Unidos da América.

A partir de 2003 o curso veio para o Brasil, sendo realizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia (assim como as edições de 2005, 2007 e 2009), em Limoeiro do Norte, Ceará (2008), no Parque Nacional de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul (2010), na Floresta Nacional de Caxiuanã no Pará (2011) e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás (2012).

A edição do curso em 2013 ocorrerá no mesmo local da edição de 2003, no município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, Bahia.

O curso irá abordar desde questões relacionadas à evolução das interações entre plantas e seus polinizadores à biologia da conservação. Ele será composto por aulas teóricas, práticas e desenvolvimento de projetos. Nas aulas teóricas, serão tratados temas específicos e discutidas questões teóricas de ecologia da polinização baseadas em publicações científicas clássicas e recentes.

Nas atividades práticas, serão realizados exercícios e demonstrações em campo e em laboratório. O desenvolvimento e aplicação dos projetos será conduzido por equipes com uma apresentação oral ao final do curso. Os dados obtidos durante as atividades de campo poderão ser convertidos em artigos e reunidos em uma publicação.

O curso é bilíngue, realizado na língua portuguesa e inglesa. Espera-se que pelo menos a metade dos alunos sejam oriundos de instituições brasileiras e/ou profissionais interessados no tema e a outra parte venha de universidades estrangeiras, o que proporcionará boas oportunidades de fazer novos amigos e troca de experiências cientificas e culturais.

Dez/2013