Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Grupo de Dança-Teatro da Uefs marca presença na Mostra Sesc de Artes

Grupo de Dança-Teatro da Uefs marca presença na Mostra Sesc de Artes

   O Grupo de Dança-Teatro da Uefs vai se apresentar na Mostra SESC de Artes Aldeia Olhos d’Água, que, entre os dias 5 e 11 de abril, oferecerá ao público espetáculos de teatro, circo e música em vários espaços de Feira de Santana. Durante a terceira edição desta mostra local de artes e cultura, organizada como uma fase do Palco Giratório, criado em 1998, para favorecer o intercâmbio de artes cênicas pelo país, o público poderá apreciar as apresentações de 12 grupos de Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo e também de Feira de Santana, Salvador e Paulo Afonso.

    “Eles não querem nada” é a performance do Grupo de Dança-Teatro da Uefs, sucesso na XI Bienal do Recôncavo, na Fundação Dannemann, em São Felix, em 2 de fevereiro. Fruto de um processo criativo, que alterna várias linguagens artísticas como literatura, vídeo, teatro, dança e performance, o espetáculo aborda temas como as identidades, a função da arte e as Grupo de Dança da Uefs 4tendências da sociedade contemporânea.

   O público, integrado principalmente pelos alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e também pelos artistas locais, foi interpelado desde a primeira cena, “na qual os performers desenvolveram as partituras individuais com as cadeiras e deixaram possibilidades de agir em cena também para o público”, afirmou a professora Jolanta Rekawek, do Departamento de Letras e Artes e coordenadora do Grupo de Dança-Teatro da Uefs e do Núcleo de Estudos da Espetacularidade (Nesp)

   A performance, que quebra os hábitos tradicionais de representação teatral, aproveitou de uma forma dinâmica vários espaços da Fundação Dannemann, provocando entre o público uma interação, que implica para o espectador ter a corresponsabilidade pela ação cênica e não apenas ser um observador.

      Grupo de Dança da Uefs1 na Bienal do Recôncavo 2012    Grupo de Dança da Uefs2 na Bienal do Recôncavo 2012

   O elenco é integrado por alunos da Uefs que não possuem formação profissional em artes cênicas: Alisson Nogueira (Historia), Fátima Nery (Letras Vernáculas), Jaciene Andrade (Letras Vernáculas), Tiago Rocha de Jesús (Letras com Inglês), Jasley Ricardo da Silva Carneiro (Letras com Inglês), Ana Paula Morais (Letras Vernáculas), Cleide Brandão (Letras com Espanhol), Raissa Cerqueira (Música), Deisiane Barbosa (Artes Visuais, UFRB), todos eles coordenados pelo dançarino e coreógrafo alemão Frank Handeler e por Jolanta Rekawek (DLA).

   Ao final da apresentação, a professora Jolanta Rekawek proferiu a palestra “Memória transcultural em cena: processos criativos do Grupo de Dança-Teatro da Uefs”, da qual Grupo de Dança da Uefs 3participaram os performers, provocando com os seus depoimentos uma discussão enriquecedora com o público, fascinado pelas propostas artísticas do grupo, dentre elas a incorporação dos  espectadores à ação artística, estabelecendo uma nova instância em cena, chamada de memória transcultural, conforme explica a coordenadora.

   Para Jolanta Rekawek, “a memória transcultural se instaura a partir da memória corporal individual de cada artista, enraizada no contexto cultural da sua origem, e que, no entanto, transcende a dimensão identitária local e se articula em cena também a partir das novas práticas artísticas e culturais, assimiladas durante o processo criativo. A professora salienta ainda que “os corpos guiados pela memória transcultural e alterados pela performance, se mobilizam não só durante a ação em cena, mas incorporam também no seu cotidiano as novas marcas identitárias que modificam o seu diálogo com o mundo. O sistema de trocas e mediações, que se estabelece durante o processo criativo, explorando referências de vários contextos culturais (polonês, alemão, estadunidense, baiano), amplia de uma maneira considerável as perspectivas da criação e contemplação da arte por parte dos participantes”.

Grupo de Dança da Uefs 1   A partir de abril, o Grupo de Dança-Teatro da Uefs abre as inscrições para os cursos de extensão oferecidos para o público em geral, que proporcionarão propostas como laboratório de criatividade prática, relacionada ao corpo, à cena e ao movimento, e será coordenado pelo professor Frank Handeler.

   O Grupo oferecerá, também, o curso do corpus vocal, que explorará a manipulação vocal articulada ao uso do corpo, novas fontes sonoras, expressão cênica, novas propostas performáticas, e será desenvolvido devido à colaboração com a professora Simone Braga da Área de Música.

   Outras informações na Secretaria do Departamento de Letras e Artes da Uefs, localizado no módulo 2, campus universitário, ou através do telefone (75) 3161-8265.

Confira a programação:

Dia 06 de abril / 20 horas

Local: Teatro de Arena do Cuca
Orquestra Brasileira de São Salvador / BA

Dia 07 de abril / 17h30
Local: Praça do Transbordo, no bairro Cidade Nova
O Segredo da Arca de Trancoso
Com o grupo Grupo Vila Vox / BA

Dia 07 de Abril / 20 horas
Local: Foyer da CDL
Insone
Com o grupo Z de Teatro / ES

Dia 08 de Abril / 20 horas
Local: Teatro da CDL
Tombé
Com o grupo Dimenti / BA

Dia 09 de Abril / 16horas
Local: Praça do Transbordo da Cidade Nova
A Pereira da Tia Miséria
Com o grupo Núcleo Ás de Paus / PR

Dia 10 de Abril / 19 horas
Local: Teatro da CDL
Eles não querem nada!
Com o NESP – Núcleo de Estudos da Espetacularidade (Uefs) / BA

Dia 11 de Abril / 16 horas
Local: Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum)
Amor por Anexins
Com o grupo Cirquinho do Revirado / SC

Dia 11 de Abril / 20 horas
Local: Teatro de Arena do Cuca
Encontro de Compositores - Edição Especial
Com Paulo Costa, Timbaúba, Marcel Torres, Rafael Damasceno e os convidados Pietro Leal e Aiace Felix e Anderson Cunha, do Grupo Sertanília

Dia 12 de Abril / 20horas
Local: Teatro do Cuca
A Cartomante
com o grupo Conto em Cena / BA

Dia 12 de abril / 21 horas
Local: Teatro de Arena do Cuca
Igor Gnomo & Group
Com o grupo JaRô Produções & Entretenimento / BA

Dia 13 de Abril / 16 horas
Local: Teatro de Arena do Cuca
Musical Canela Fina
Com o grupo Canela Fina / BA

Dia 13 de Abril / 20 horas
Local: Teatro de Arena do Cuca
Grupo de Percussão da UFBA / BA

Oficinas: Mostra SESC

Dia 05 de abril / 14 às 17 horas
Dia 07 de abril / 9 às 12 horas
Local: Sala 08 do Cuca
Oficina: Do Chão ao Vôo, Da palavra ao Corpo
Com o grupo Z de Teatro / ES

Dias 08 e 09 de abril / 09 às 12 horas
Local: Quadra Poliesportiva do SESC
Oficina: O Corpo Individual e Coletivo no Espaço
Com o grupo Núcleo Ás de Paus / PR

Dias 11 e 12 de abril / 09 às 13horas
Local: Quadra Poliesportiva do SESC
Oficina: Pernas de Pau
Com o grupo Cirquinho do Revirado / SC

Outras informações: 75 8112 5096 / 9121 8571 / 3622 1077

FSA, 2/4/13