Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Gerenciamento e uso de medicamentos são tema de oficina

Gerenciamento e uso de medicamentos são tema de oficina

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Segurança do Paciente em Estabelecimentos de Saúde do Interior da Bahia. As atividades serão desenvolvidas sexta-feira (7), das 8 às 18h, no auditório do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, sobre o tema “Estratégias para a segurança do uso de medicamentos em ambiente hospitalar – foco no gerenciamento e uso de medicamentos”.

A inscrição, gratuita, deve ser feita no site http://www.sbrafh.org.br/site/index/reg/rg/ba, da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) – Regional Bahia.

A oficina tem o objetivo de promover discussão multiprofissional sobre os princípios de segurança do paciente hospitalizado, com foco no gerenciamento de risco, medicamentos potencialmente perigosos e farmacovigilância.

As atividades são destinadas a farmacêuticos, médicos, enfermeiros e estudantes dos cursos da área de saúde. A promoção é da SBRAFH – Regional BA, Uefs, Ufba, através do Complexo Hupes (Hospital Universitário Professor Edgard Santos), Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) e HEC.

Programação:

7/6/13

MANHÃ

08:00h - 8:30h - Credenciamento

8:30h  às 08:45h Abertura: Pablo de Moura Santos – Presidente SBRAFH – Ba; Prof. Lindemberg Costa – DASF/SAFTEC/SESAB;  Prof. Kaio Andrade UEFS; Dra Edilma Reis- Diretora Técnica do HEC; Diretor do HELR; Diretor do HGCA.

08:45h – 09:15h  Palestra 1: Princípios de Segurança do Paciente - Apresentação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. Palestrante: Prof. Lindemberg Costa (DASF/SESAB)

09:15h – 10:30h Oficina 1: Gerenciamento de Medicamentos potencialmente perigosos em ambiente hospitalar - Relato de experiências e discussão de caso. Moderadores: Pablo Moura (HUPES/UFBA); Leonardo Kister (HUPES/UFBA); Jane Carneiro (HUPES/UFBA).

10:30h – Intervalo

11h-11:30h Palestra 2: Gerenciamento de Risco em Estabelecimentos de Saúde. Palestrante: Dr. Antônio Carlos Noblat (HUPES/UFBA)

11:30h-12:30h Oficina 2: Omissão de doses – Estratégias para o Gerenciamento do Risco nas diversas etapas do cuidado (Prescrição, Dispensação e Adminstração).  Moderadores: Jorge Costa (HEC); Kaio Andrade (UEFS); Joelly Costa (HELR).

12:30h Intervalo para o Almoço

TARDE

14h – 14:30h Palestra 3: Farmacovigilância: Bases conceituais e processamento da informação. Palestrante: Dr. Leonardo Kister (HUPES/UFBA)

14:30h – 16h Oficina 3: Apresentação e discussão de caso clínico em Farmacovigilância. Moderadores: Glaucia Carvalho (HUPES/UFBA); Roseane Brito (HUPES/UFBA).

16h – 16:30h Encerramento

FSA, 4/6/13