Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Estudantes reivindicam que alimentos do RU sejam da agricultura familiar

Estudantes reivindicam que alimentos do RU sejam da agricultura familiar

Fotos: Bernardo Bezerra - Ascom/Uefs

A Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai por em pauta a possibilidade da aquisição de alimentos do Restaurante Universitário (RU) junto a produtores da agricultura familiar. A solicitação foi feita ao vice-reitor Genival Corrêa que, na tarde dessa quinta-feira (18), recebeu, na Reitoria, um grupo formado por estudantes, representantes de movimentos sociais e produtores rurais.

O estudante Edelson Moreira estuda Direito na Uefs. Na reunião, ele defendeu a compra dos Manifestação Agricultura Familiar1 18/4/13produtos da agricultura familiar para o RU e o intercâmbio do curso de Agronomia com pequenos agricultores, visando o apoio técnico-acadêmico às atividades no campo. Moreira é aluno da turma especial de Direito destinado a beneficiários dos projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

Manifestação Agricultura Familiar Cassiano 18/4/13   Para José Cassiano, da Cooperativa de Beneficiamento da Agricultura Familiar, o apoio da Uefs e de outras instituições “é fundamental para o futuro da categoria. Em contrapartida, temos condições de oferecer produtos em quantidade e qualidade”, salientou.

O vice-reitor Genival Corrêa esclareceu que os serviços do restaurante e cantinas são terceirizados e que a Uefs não pode interferir Manifestação Agricultura Familiar2 18/4/13na decisão das empresas. Mas, garantiu que a Administração Central vai dialogar com os empresários sobre a possibilidade da aquisição desses produtos. Ele também ressaltou a importância do diálogo com estudantes e movimentos sociais.

O encontro foi realizado durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que tem a participação de representantes da Administração Central, de professores e de setores da Uefs.

FSA, 19/4/13