Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Estudantes de Odontologia promovem saúde e bem estar no bairro Mangabeira

Estudantes de Odontologia promovem saúde e bem estar no bairro Mangabeira

Fotos: Bernardo Bezerra - Ascom/Uefs

Os alunos do último semestre do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprendem na prática a realizar procedimentos odontológicos. As atividades devolvem aos pacientes mais do que saúde bucal e dentes bem tratados porque contribuem para a promoção da autoestima e do bem-estar das pessoas que são atendidas na Clínica Odontológica do bairro Mangabeira.

Os casos clínicos trabalhados na Clínica Integrada serão apresentados durante o 16° Debatendo. O evento expõe e avalia atividades desenvolvidas no último semestre do curso e acontece no dia 18 de junho, próxima terça-feira, das 8 às 18h, no Auditório do Módulo 6 da Uefs. Os alunos vão mostrar o trabalho que desenvolveram para professores e colegas do curso.

Odonto - Debatendo Junho 2013 - 1   O paciente que muitas vezes chega com uma dor é avaliado pelos discentes e recupera o sorriso no rosto depois que são realizados diversos procedimentos. O estudante Frederico Laércio ressalta que a multidisciplinaridade é fator indispensável para a formação de um profissional. “Uma paciente, por exemplo, chegou para fazer um tratamento de canal, mas pedi um raio x panorâmico e hoje já realizamos nela procedimentos de periodontia, estética e cirurgia”.

A coordenadora da disciplina, professora Cristina Reiss, explica que os alunos trabalham sempre em dupla e que aproximadamente 15 pacientes são atendidos por turno. “Aqui a gente fecha com chave de ouro a formação do profissional de odontologia porque o aluno aprende a fazer o diferente. O paciente sai daqui depois de passar por várias especialidades”.

Odonto - Debatendo Junho 2013 - 3   Um dos pacientes, Juraci Ramos, 44 anos, representante comercial, destaca que “o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores é muito importante porque a população necessita deste atendimento e muitas vezes não tem condição de fazer”, afirma. Juraci é acompanhado desde o ano passado e destacou a forma que os alunos tratam as pessoas. Ele já realizou tratamento de restauração e agora ele aguarda a prótese. “Hoje saio daqui satisfeito, mas vai ser melhor ainda na próxima semana quando vier buscar a minha prótese”.

O corpo docente da Clínica Integrada é formado pelos professores Cristina Reiss (coordenadora e orientadora do evento), Marcelo Filadelfo (Dentística), Luiz Gomes e Ana Carla Rios (Prótese), Fernando Bastos (Cirurgia), Ângela Guimarães (Periodontia) e Evaldo Rodrigues (Endodontia).

Ascom/Uefs

14/6/13