Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Estado de exceção é abordado por Waldir Pires na abertura de Congresso

Estado de exceção é abordado por Waldir Pires na abertura de Congresso

A história de uma geração convocada a lutar em períodos que marcaram o estado de exceção no Brasil foi tema abordado pelo ex-governador da Bahia, Waldir Pires, na noite dessa quarta-feira (9), na abertura do 2º Congresso Constituição, Sociedade e Direito, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele narrou episódios vividos por ele e por outros brasileiros, compreendendo perseguição, exílio e retorno Waldir Pires7 - palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13ao país.

Waldir Pires, que atualmente ocupa cadeira na Câmara Municipal de Salvador pelo PT, narrou, ainda, que os companheiros da sua época de juventude “que nutriam o sentimento

Waldir Pires5 - palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13

nacionalista e emancipador pelo país sofriam com as forças agressoras contrárias a estes ideais”. Conforme afirmou, “tais sentimentos, e a luta empreendida, permitiram os avanços, em todas as áreas, que testemunhamos Waldir Pires3 - palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13hoje”.

Para a coordenadora do Colegiado de Direito da Uefs, professora Marília Lomanto, o tema proposto para o Congresso, "A discussão sobre o Estado de Exceção", se reveste de significado acadêmico, quando trata de colocar Waldir Pires2- palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13em debate questões relacionadas à democracia e direitos. “Neste contexto, resgata-se, de um lado, o direito à memória e, do outro, o estado de exceção, esse ‘vazio jurídico’ esse ‘não-lugar’ que tanto o poder constituído quanto o poder Waldir Pires1 - palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13constituinte tentam apropriar-se".

A abertura do Congresso contou com a presença de membros das comunidades interna e externa à Uefs. Representando a OAB Feira, o advogado Celso Pereira elogiou a iniciativa da realização do evento e fez referências ao curso de DireitoWaldir Pires6 - palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13da Uefs. Conforme salientou, “trata-se de um curso diferenciado, que prima pela excelência e dono de um dos melhores desempenhos do país no Exame da Waldir Pires4 - palestra sobre Estado de Exceção 8/5/13Ordem”. A Câmara Municipal de Feira de Santana foi representada pelos vereadores Ângelo Almeida e Alberto Nery (PT).

O 2º Congresso Constituição, Sociedade e Direito é organizado pelo Colegiado de Direito, Diretório Acadêmico e pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Uefs. O evento prossegue até esta sexta-feira (10) com atividades nos três turnos.

Dia 08 de maio, quarta-feira

17 às 19h30m: inscrições

19h30m: Cerimônia de abertura

20h: Mesa de abertura: Democracia e direitos.

Conferencista: Dr. Waldir Pires. Coordenação dos trabalhos: Profa. Marília Lomanto.

Dia 09 de maio, quinta-feira

9 às 11h: Apresentação de trabalhos.

Coordenação dos trabalhos: Profs. Pedro Diamantino e Emmanuel Oguri.

Locais: Anfiteatro do Módulo 2 e Auditório do Módulo 7 (Campus da UEFS).

11h: Entrega do Prêmio Clovis Lima ao melhor trabalho.

Coordenação dos trabalhos: Prof. Paulo Torres.

Local: Anfiteatro do Módulo 2 (Campus da UEFS).

14 às 16h30m: Mesa sobre Direito à Memória. Palestrantes: Dra. Ana Maria Guedes (Secretaria Nacional de Justiça) e Prof. Emiliano José (UFBA). Coordenação dos trabalhos: Prof. Beatriz Lisboa.

Local: Anfiteatro do Módulo 2 (Campus da UEFS).

17h às 19h: Sessão de depoimentos. Convidados: Prof. Paulo Pontes (UNEB), Dr. Guilherme Fernandes Barros (Desembargador aposentado) e Sr. Juvenal Payayá (liderança indígena). Coordenação dos trabalhos: Profa. Márcia Misi.

Local: Anfiteatro do Módulo 2 (Campus da UEFS).

20h às 22h: Mesa sobre Estado de Exceção. Palestrantes: Prof. Maurício Araújo (UNEB/UFBA) e Dr. Marcos do Rio Teixeira (Psicanalista). Coordenação dos trabalhos: Profa. Ariadne Barreto.

Dia 10 de maio, sexta-feira

9 às 12h: Mesa sobre Direito e Democracia. Palestrantes: Dra. Vera Leonelli (JusPopulli) e Prof. Laurênio Sombra (UEFS). Coordenação dos trabalhos: Profa. Flávia Pita.

Local: Anfiteatro do Módulo 2 (Campus da UEFS).

14 às 16h30m: Mesa sobre Direito e Movimentos Sociais. Palestrantes: Dr. Gerivaldo Neiva (Juiz de Direito) e Prof. Celso Favero (UNEB). Coordenação dos trabalhos: Prof. Paulo Torres.

Local: Anfiteatro do Módulo 2 (Campus da UEFS).

17h às 19h: Sessão “Cinema pela Verdade”. Projeção do documentário “Eu me lembro”, do Diretor Luiz Fernando Lobo, seguido de debate. Coordenação dos trabalhos: Prof. Riccardo Cappi e Paulo Fabrício Reis (Instituto Cultura em Movimento).

Local: Anfiteatro do Módulo 2 (Campus da UEFS).

20h às 22h: Mesa de Encerramento. Conferencista: Jorge Luiz Souto Maior (USP). Coordenação dos trabalhos: Prof. Carlos Freitas.

Comissão Organizadora do 2º Congresso Constituição, Sociedade e Direito

Carlos Eduardo Soares de Freitas