Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Carta Aberta dos Estudantes de Medicina da Uefs

Carta Aberta dos Estudantes de Medicina da Uefs

Chega de puxadinho! Necessitamos de um espaço com qualidade!

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...”

Neste ano, o curso de medicina completa dez anos de existência, e bem distante do ideário hegemônico na universidade, que acredita ser este um curso privilegiado — por estarmos fora do espaço físico dos módulos — a realidade que se apresenta é bem divergente deste ideário e semelhante à situação de precarização em que outros setores da universidade se encontram, com algumas particularidades e agravantes referentes à sua situação histórica e seu método de ensino. Instituído sob intensas divergências dentro da comunidade universitária ­—já que seu surgimento estava ligado principalmente a interesses eleitoreiros do governo carlista da época e das elites locais, sem refletir em expansão dos investimentos na universidade e sem criar condições de ensino adequadas dentro desta e do Sistema Único de Saúde, fundamentais para uma graduação de saúde numa universidade pública — o curso de medicina já nasce precarizado.

Assim, o curso foi instalado num espaço improvisado, no Centro de Administração Universitária I (CAU I), onde nos encontramos até hoje. Espaço este que não apresenta as condições necessárias para um ambiente de ensino. Salas de aula insuficientes e precárias, que não comportam o número de alunos, divididas por compensados e cobertas com isopor e madeira (partes do teto já caíram sobre vários alunos inúmeras vezes), sem ventilação e sem o mínimo de isolamento acústico, o que torna a realização de atividades concomitantes em salas vizinhas quase impossível. Sem falar na falta dos materiais fixos e descartáveis no Laboratório de Habilidades e na falta de professores, que já volta a ser um problema no curso.

Bem distante de se preocupar com estes problemas e de buscar soluções para tais, a reitoria apresenta nesta última semana a decisão de instalar o restaurante self-service, o “burguesão”, no CAU I. Sem levar em consideração a maior precarização do espaço de ensino que trará a construção do restaurante no mesmo local do funcionamento do curso de medicina, a reitoria decide pela priorização de um privilégio (o restaurante universitário deve ter condições de atender a toda a comunidade universitária, sendo o self-service assim um privilégio para alguns setores que podem pagar por uma alimentação diferenciada) no espaço de uma universidade que pretende ser pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Diante disto, os estudantes de medicina da Uefs colocam-se contra a instalação do “burguesão” no CAU I e repudiam a atitude da reitoria, que reflete o descaso e a desresponsabilização desta para com o curso de medicina. Além disso, ressaltamos a necessidade urgente da construção de um espaço apropriado para a instalação do curso, bem como a construção do ambulatório, tão necessário para as nossas práticas de ensino.

No bojo destas reivindicações, ainda queremos pontuar a situação por que passa hoje o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), principal campo de ensino dos cursos de medicina e enfermagem da Uefs, que passa por um processo de terceirização. Diante da importância que este hospital tem para a comunidade feirense, em defesa de uma saúde pública, estatal, universal, integral e de qualidade, e pelo entendimento da precarização das relações de trabalho e de ensino que tal medida gera, nos colocamos contra a terceirização do HGCA e na construção das lutas dos trabalhadores da saúde contra tal medida, bem como cobramos uma posição da reitoria, em razão de este ser o nosso principal campo prático.

Diretório Acadêmico de Medicina, Feira de Santana, 25 de março de 2013.