Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Aleitamento materno: amamentação e prevenção de doenças abordados em simpósio

Aleitamento materno: amamentação e prevenção de doenças abordados em simpósio

“Amamentar hoje é pensar no futuro!” foi um dos temas tratados no 5º Simpósio de Aleitamento Materno, realizado nessas terça e quarta-feira (30 e 31), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Em palestra, a professora doutora Elsa Regina Justo Giugliani, apresentou diversos estudos que relacionam o aleitamento materno com a prevenção de doenças nas crianças.

De acordo com Elsa Regina Justo Giugliani, a amamentação pode ter efeito protetor por exemplo contra a asma. “A criança amamentada tem 25% a menos de chance de ter asma”. A professora ainda apresentou pesquisas que abordaram a relação entre diabete e obesidade e aleitamento. As atividades foram destinadas aos pais, professores, estudantes de ensino superior e profissionais de saúde.

No Encontrinho de Aleitamento Materno, quarta-feira, professores e alunos do 5º ano das escolas públicas Centro de Educação Básica da Uefs e Colégio Estadual José Ferreira Pinto participaram de ações recreativas educacionais voltadas para a importância da amamentação.

O Simpósio e o Encontrinho antecedem a Semana Mundial da Amamentação celebrada na primeira semana de agosto. O objetivo da campanha é incentivar mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida do bebê. O leito materno é um dos principais aliados no combate à mortalidade infantil.

FSA, 31/7/13

Nota anterior:

Simpósio aborda a importância da amamentação

A importância da amamentação é tema do 5º Simpósio de Aleitamento Materno e do 5º Encontrinho de Aleitamento Materno, nestas terça e quarta-feira (30 e 31), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O objetivo é promover e incentivar o aleitamento materno por meio da conscientização de crianças, adolescentes, pais, educadores e profissionais de saúde. A atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro, localizado no módulo 2, campus universitário.

Na terça-feira, o Simpósio de Aleitamento Materno será aberta com palestra da professora doutora Elsa Regina Justo Giugliani, sobre o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro!”. As atividades começam às 13h e incluem o lançamento do vídeo “Amamentação: aprendendo com as mães”, resultado de projeto de pesquisa de extensão em aleitamento materno coordenado pela professora doutora Graciete Vieira. Neste dia, os trabalhos são destinados aos pais, professores, estudantes de ensino superior e profissionais de saúde.

No Encontrinho de Aleitamento Materno, quarta-feira, professores e alunos do 5º ano das escolas públicas Centro de Educação Básica da Uefs e Colégio Estadual José Ferreira Pinto vão participar de ações recreativas educacionais voltadas para a importância da amamentação. Os trabalhos com estes estudantes começaram na semana passada com atividades e distribuição de material didático.

“Estamos trabalhando com diferentes públicos para discutir o aleitamento materno. Com profissionais de saúde o objetivo é informar sobre a necessidade de incentivar a amamentação. Já as crianças, que serão futuros pais, precisam desde cedo ter consciência da importância do aleitamento”, explicou a professora doutora Graciete Vieira, coordenadora dos eventos.

Ascom/Uefs

29/7/13