Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Professores convocam Dia Estadual de Luta - nesta quinta-feira

Professores convocam Dia Estadual de Luta - nesta quinta-feira

   Nesta quinta-feira (21), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) participará do Dia Estadual de Luta. Está prevista mobilização com panfletagem e café da manhã no pórtico da Uefs, a partir das 7h30, mais passagem em sala de aula. A mobilização é uma forma de alertar a sociedade sobre a atual situação das instituições, que sofrem com quadro docente insuficiente e poucos recursos.

   O Dia Estadual de Luta dá início à retomada das mobilizações do Movimento Docente (MD). Na última reunião para discussão da pauta salarial, dia 27 de fevereiro deste ano, o governo do Estado propôs a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) em duas parcelas, sendo a primeira somente em novembro de 2013 e, a segunda, em novembro de 2014.

Além disso, nada foi proposto sobre o reajuste de 28% do salário-base. A reivindicação dos professores, deliberada em assembleia, é de que a CET seja incorporada ainda este ano. Enquanto o governo não agiliza a negociação, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) continuam no ranking com um dos piores salários entre as estaduais nordestinas.

   “Não podemos aceitar uma proposta de reajuste que não seja melhor do que aquela rejeitada em 2011 e que foi responsável pela deflagração da greve. Além disso, a postura do governo Wagner fere a isonomia da categoria, na medida em que propõe a gratificação para mestres e doutores e exclui especialistas e aposentados. A conjuntura é tensa”, disse Elson Moura, coordenador da Adufs.

   O Dia de Luta foi indicado pelo Fórum das ADs (Associações Docentes) e será realizado de forma conjunta nas quatro Ueba. Antes, nesta quarta-feira (20), os professores da Uefs se reúnem em assembleia para avaliar a negociação com o governo. O encontro será às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV, na Uefs.  

   Caso a categoria rejeite a proposta que foi apresentada pelo governo e discutida pelas Associações Docentes na reunião desta terça-feira (19), quando foi feita uma análise mais detalhada sobre a proposta da incorporação do restante da CET em relação ao impacto orçamentário e aos possíveis ganhos salariais para os docentes, as ADs exigirão a apresentação de outra proposta, dando continuidade às negociações. O cenário sendo desfavorável à categoria, o Fórum das ADs deve pautar indicativo de greve para assembleias no mês de abril. O objetivo é forçar o Estado a atender a demanda dos docentes e esgotar todas as vias de discussão antes de deflagrar o movimento grevista.       

 

Histórico

   A pauta da categoria foi protocolada junto ao governo do Estado em junho de 2012. A expectativa era de que as negociações sobre o reajuste salarial de 28% e o restante da incorporação da CET fossem separadas, já que esta última está negociada, fruto da greve de 2011, faltando apenas definir o cronograma e os índices.

   O governo se reuniu com a categoria somente em novembro do ano passado, quando propôs reuniões técnicas e ficou acordado entre ambas as partes novos encontros para a discussão dos cálculos referentes ao impacto orçamentário e às perdas salarias, bem como a situação dos salários dos docentes em relação a outras universidades e o debate da metodologia a ser empregada nas negociações. Durante todo esse tempo, o governo enrolou o Movimento Docente e só apresentou uma proposta no dia 27 de fevereiro deste ano.

 

   O cronograma proposto prevê o pagamento da primeira parcela (10%) em novembro deste ano e o restante (13,61%) ficaria para novembro de 2014. Para piorar a situação, o governo acrescentou um item no qual propõe um aumento nos percentuais de incentivo à pós-graduação (IPG) apenas para mestrado e doutorado, excluindo a especialização, a ser efetivado no mesmo período da incorporação do restante da CET, e os aposentados. As diretorias recusaram a proposta, já que tarda a incorporação e fere a isonomia na carreira.

Quinta-Encontros

   Após as mobilizações do Dia Estadual de Luta, nesta quinta-feira (21), a Adufs promoverá a primeira edição do Quinta-Encontros de 2013, marcada para 17 horas, ao lado da Associação. O evento terá como tema História de Mulheres e contará com a participação de Ivannide Santa Bárbara e Maria das Graças Fonseca, que em uma Roda de Conversa falarão sobre a mulher na política.

   Além de comes e bebes, o encontro será animado pelo cantor feirense Paulo Costa.

ASCOM Adufs                                                          VISITE O PORTAL DA ADUFS   
(75) 3224-3368 / 3161-8072                                             www.adufsba.org.br
19/01/2013                                                              SIGA-NOS NO TWITTER
                                                                                              @Adufs
                                                                  CURTA A NOSSA FAN PAGE NO FACEBOOK         
                                                                              www.facebook.com/ADUFS