Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 6ª Feira do Livro - Cordel desperta a atenção do público

6ª Feira do Livro - Cordel desperta a atenção do público

A literatura popular é uma das atrações da sexta edição da Feira do Livro, evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O público tem a oportunidade de prestigiar cordéis como os do saudoso Leandro Gomes de Barros, pernambucano considerado um dos maiores poetas do Brasil, interpretadas por artistas diversos.

Na praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, várias atividades são realizadas e milhares de pessoas têm acesso 6a_feira_do_livro_12-9-13_1a diversos livros e podem, desde terça-feira até domingo (15), conferir palestras, exibição de filmes, contação de histórias, lançamento de livros, teatro, espetáculos e muito mais.

Nesta quinta-feira, por exemplo, enquanto 6a_feira_do_livro_12-9-13_4o cordelista Kitute de Licinho declamava no palco, artistas populares divulgavam as obras na Feira. “É preciso mostrar a cultura popular; percebe-se que as pessoas, jovens e adultos, se sentem parte das histórias 6a_feira_do_livro_12-9-13_5que são contatas pela literatura de cordel”, afirmou Janete Lainha, cordelista de Ilhéus que participa pela primeira vez da Feira do Livro.

A diretora do Museu Casa do Sertão da Uefs, Cristiana Barbosa, é membro da comissão organizadora do evento e garante que o palco está à disposição de todos. “A praça é do povo e qualquer pessoa pode se apresentar. A literatura popular merece ter um espaço democrático”, salientou.

A maior parte do público que visita a Feira do Livro é de estudantes como Brena Cedraz, 13 anos, aluna do Colégio Estadual Dr. Gamaliel. Ela afirma ser uma leitora assídua de trilogias. “Gosto muito de ler Harry Potter e Jogos Vorazes. Estou sempre lendo algum livro”, afirmou. Durante a Feira ela se interessou por livros do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare.

A aluna estava entre os mais de 90 alunos que a escola em que estuda levou para a Feira. “Trazemos os alunos porque acreditamos que educação não se faz apenas dentro da sala de aula”, disse Edmaria Brito, vice-coordenadora do colégio. Conforme a pró-reitora de Extensão da Uefs, Maria Helena Besnosik, os estabelecimentos escolares, como em todos os anos, prestigiam a Feira do Livro. A demanda tem feito com que a Uefs e entidades parceiras busquem recursos para a realização do evento em espaços que possam acolher um número cada vez maior de visitantes, disse a pró-reitora.

A 6ª Feira do Livro tem acesso livre para todos os públicos. A programação completa pode ser conferida no site www.uefs.br/feiradolivro. A realização do evento é fruto de parceria da Uefs, Serviço Social do Comércio de Feira de Santana (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Arquidiocese de Feira de Santana, além da Secretarias da Educação do Estado, através da Direc 2, e Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana.

Ascom/Uefs

13/9/13

Notas relacionadas:

Feira do Livro confirma sucesso de público

Feira do Livro começa nesta terça com programação literária e artística

6ª Feira do Livro tem expectativa de público superior a 40 mil pessoas