Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 1º Simpósio de Entomologia aborda a inserção dos insetos na cultura humana

1º Simpósio de Entomologia aborda a inserção dos insetos na cultura humana

   Pesquisadores de instituições de diversos estados e até de outros países marcam presença na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), de segunda a quarta-feira (6 a 8), no 1º Simpósio Brasileiro de Entomologia Cultural (1º Sbec). O evento tem o objetivo de chamar a atenção para as formas como os insetos e demais artrópodes são incorporados à cultura humana, de forma material ou intelectual.

   Os trabalhos serão abertos às 10h de segunda-feira com a palestra “Deuses, demônio, santos e insetos”, proferida pelo professor doutor Nelson Papavero, da USP. A palestra será realizada no Anfiteatro, módulo 2, campus universitário.

   Para o professor doutor da Uefs Eraldo Medeiros Costa Neto, o Simpósio vai abordar temas de relevância no campo de estudo dos insetos que, conforme explica, são o grupo animal numericamente dominante da Terra. “Constitui-se em 80% do reino animal, sendo encontrados em quase todos os ambientes existentes no planeta. As espécies vivas de insetos descritas pela ciência se aproximam de um milhão”, salienta.

   Essa grande diversidade de insetos é percebida, classificada, conhecida e utilizada de diversas maneiras por diferentes sociedades humanas, conforme observa Eraldo Medeiros. “Os insetos desempenham funções ecológicas importantes na estruturação e manutenção dos ecossistemas, tais como ciclagem de nutrientes – insetos necrófagos consomem plantas e animais mortos mantendo a Terra limpa”.

   Durante o Simpósio, serão realizados lançamentos de livros, conferências, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e palestras.

Acesse o site do Simpósio e confira a programação: www.entomologiacultural.com.br

Ascom/Uefs

3/5/13