Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 17º Semic - Professora cobra incentivo à ciência e tecnologia na escola

17º Semic - Professora cobra incentivo à ciência e tecnologia na escola

Começou nesta terça-feira (22), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o 17º Seminário de Iniciação Científica (Semic), que este ano aborda o tema Ciência, Saúde e Esporte. Em palestra proferida pela manhã, na abertura dos trabalhos, a professora doutora Celi Zulke Taffarel, da Ufba, criticou estabelecimentos de ensino, de todos os níveis, que não estimulam os alunos para a ciência, inovação e, consequentemente, a produção científica.

17º Seminário de Iniciação Científica - 20/10/13 - 2O país, conforme a palestrante, carece de investimentos que incentivam a cultura do esporte e a saúde dos indivíduos.  “Ciência, saúde e esporte não devem estar restritos à elite social. Trata-se de fatores que devem ser fomentados, estimulados, e isso está sendo negado nas escolas”, protestou.

Com atividades que integram a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o 17º Semic prossegue até sexta-feira (25), no campus da Uefs em Feira de Santana e no campus avançado de Lençóis, na Chapada Diamantina. São realizadas palestras e minicursos, além de visitas a laboratórios e oficinas sobre as diversas áreas do conhecimento. Além da comunidade interna, participam professores e estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio.

A programação, disponível no portal www.uefs.br, prevê, também, apresentação de aproximadamente 500 trabalhos de bolsistas, alunos de cursos de graduação da Uefs, avaliados por comissões de professores. Os autores dos melhores trabalhos receberão premiação e participam do 66º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2014, que acontecerá em Rio Branco, Acre.

17º Seminário de Iniciação Científica - 20/10/13 - 1

O 17º Semic e as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia na Uefs são coordenadas, respectivamente, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós Graduação e de Extensão.

A abertura dos trabalhos contou com a participação do vice-reitor da Uefs, Genival Corrêa, das pró-reitoras Maria Helena Besnosik (Extensão) e Marluce Assis (Pesquisa e Pós-Graduação) e do coordenador de Extensão, Washington Moura, além de membros dos três segmentos da comunidade universitária (estudantes, funcionários e professores) e da comunidade externa.

Programação Geral

Programação Oral Fapesb

Programação Oral Pibic

Lista de apresentações (pôster)