Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Uefs aprova três novos mestrados junto à Capes

Uefs aprova três novos mestrados junto à Capes

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai oferecer, ainda em 2013, três novos cursos de pós-graduação em nível de mestrado. A Capes aprovou, na 143ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 27 e 28 de fevereiro de 2013, em Brasília, o Mestrado Profissional em Astronomia e os Mestrados Acadêmicos em Ciências Farmacêuticas e em Computação Aplicada.

Em outro curso aprovado pela Capes, o Mestrado Profissional em Física, a Uefs figura como instituição-membro da rede responsável pela elaboração da proposta, em parceria com outras universidades e com a Sociedade Brasileira de Física.

Para o professor doutor Aristeu Vieira da Silva, coordenador de Pós-Graduação da Uefs, além do fortalecimento do grupo de docentes da universidade voltados para a pesquisa na região, a Aristeu Vieira da Silva - coordenador de Pós-Graduação da Uefsaprovação dos cursos proporciona novas oportunidades para os estudantes. O Mestrado Profissional em Astronomia, por exemplo, poderá formar e capacitar professores dos ensinos fundamental, médio e superior com ênfase em conteúdos teóricos, práticos e observacionais visando a solução de problemas em seu ambiente de atuação profissional.

O Mestrado em Ciências Farmacêuticas, afirma Aristeu Silva, dentre outras metas, “poderá aprofundar pesquisas da biodiversidade no bioma caatinga, considerado rico e pouco estudado”. A expectativa é de que, com essas pesquisas, afirma o coordenador de Pós-Graduação, será possível o desenvolvimento de novos medicamentos.

Numa relação interdisciplinar, o Mestrado em Computação Aplicada busca proporcionar suporte para com as diversas áreas do conhecimento, como a criação de softwares, tendo como estudantes profissionais de diversas áreas, os quais poderão aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar ações no campo profissional em que atuam.

Os coordenadores dos mestrados aprovados pela Capes são os professores doutores Vera Martin (Mestrado Profissional em Astronomia), Alexsandro Branco (Ciências Farmacêuticas) e Ângelo Duarte (Computação Aplicada).

Ascom/Uefs

FSA, 13/3/13