Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Professor Celestino Amoedo condecorado com a Medalha Manoel Tubino

Professor Celestino Amoedo condecorado com a Medalha Manoel Tubino

   O professor Celestino Amoedo, do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi condecorado com a Medalha Manoel Tubino em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da Educação Física. A distinção foi prestada pela Fédération Internationale d'Education Physique (Fiep), durante o 28º Congresso Internacional de Educação Física, realizado em janeiro, em Foz do Iguaçu, PR.

   A Medalha homenageia (in memoriam) Manoel Tubino, considerado um dos maiores professores de Educação Física do Brasil e o primeiro brasileiro presidente da Fiep, pelos relevantes serviços prestados à Fiep Professor Celestino Amoedo condecorado com a Medalha Manoel Tubinomundial para o desenvolvimento da Educação Física.

   Além do trabalho desenvolvido em Feira de Santana e na Bahia no campo da Educação Física, Celestino Amoedo apresentou artigo no X Congresso Científico Latino-Americano e X Congresso Científico Brasileiro. O trabalho foi publicado no FIEP Bulletin, com o tema “Temporal Variation of Morphological Parameters of Individual Exposed to the Same Professional Performance Standard”. O jornal tem circulação em 126 países com versões em português, inglês, francês e espanhol.

   No artigo, Celestino Amoedo discorre sobre a variação temporal dos valores morfológicos de indivíduos expostos a um mesmo padrão de esforço, a partir de pesquisa desenvolvida junto a motoristas de ônibus. O estudo envolveu saúde ocupacional, programas de saúde e melhores condições de trabalho para estes trabalhadores.

   A Fiep, fundada em 2 de julho de 1923 em Bruxelas, Bélgica, é uma organização mundial que, junto com outras entidades, luta para a difusão da Educação Física em diversos países através da prática de atividades físicas, educativas, recreativas e de lazer. Contribui para a formação e aperfeiçoamento de professores, para a cooperação internacional.

 Ascom/Uefs

15/2/13