Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Clínica Integrada de Odonto mostra práticas acadêmicas no Debatendo

Clínica Integrada de Odonto mostra práticas acadêmicas no Debatendo

Fotos: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

Professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) preparam a 15ª edição do Debatendo, prevista para janeiro. Trata-se de atividade anual da disciplina Clínica Integrada da Uefs que expõe e avalia atividades desenvolvidas no último semestre do curso consideradas de alta complexidade, como tratamentos nas áreas de Endodontia, Periodontia, Dentística, Prótese e Cirurgia.

O Debatendo começou restrito à Endodontia, conforme lembra a professora Cristina Reiss, idealizadora da atividade. Os trabalhos eram desenvolvidos na Clínica da Mangabeira, uma das quatro mantidas pela Uefs para atividades acadêmicas e prestação de serviço à comunidade, em especial a carente. De forma improvisada, os estudantes, em duplas, apresentavam, através de um notebook, o resultado das ações realizadas durante a semana.

O registro das atividades através de imagens e depoimentos contribuiu para melhorar a qualidade acadêmica proposta pelo curso, despertando Debatendo 2 - Clínica Mangabeiraa atenção do Departamento de Saúde da Uefs e do Colegiado de Odontologia, coforme revela a professora Cristina Reiss. Outros professores perceberam a relevância do método e integraram suas especialidades ao Debatendo, que passou a fazer parte da grade curricular da disciplina Clínica Integrada.

No Debatendo são evidenciadas desde simples até tratamentos complexos, como restaurações transcirúrgicas, cirurgias periodontais, transporte dentários, tratamento endodôntico de molares e próteses. “Os tratamentos têm beneficiado uma grande fatia da comunidade feirense e o Debatendo tem dado uma significativa colaboração no avanço da qualidade dos serviços prestados”.

Debatendo 3 - Clínica Mangabeira

Após a apresentação dos trabalhos, a produção do Debatendo será disponibilizada na internet, em endereço a ser divulgado oportunamente. As apresentações serão no dia 8 de janeiro de 2013, das 8 às 12h e das 14 às 18h, no auditório do módulo 6, campus da Uefs.

"Todos os acadêmicos de Odontologia estão convidados a participar e ver o brilhante trabalho que seus colegas estão fazendo na comunidade feirense", disse Cristina Reiss.

Debatendo 4 - Clínica Mangabeira

Professores Luiz Gomes (Prótese), Marcelo Filadelfo (Dentística), Cristina Reiss (Endodontia) e Fernando Bastos (Cirurgia).

O corpo docente da Clínica Integrada que orienta o Debatendo é composto por Cristina Reiss ( Coordenadora e Orientadora do evento) e Evaldo Rodrigues (Endodontia), Ângela Martins e Marcelo Rios (Periodontia), Marcelo Filadelfo e Benedita Quintella (Dentística), Fernando Bastos e Jorge Marques (Cirurgia), Luiz Gomes, Ana Carla Rios e Lydia Britto (Prótese) bem como os colegas da Hebiatria composto pelas professoras Ana Izabel, Ana Rita Duarte, Alessandra Castro Alves, Hervânia, Suzana Paim, preocupando-se com o lado jovem da Comunidade.

Ascom/Uefs

FSA, 5/12/12