Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Clínica Integrada de Odonto mostra práticas acadêmicas no Debatendo

Clínica Integrada de Odonto mostra práticas acadêmicas no Debatendo

Clínica Integrada de Odonto mostra práticas acadêmicas no Debatendo

Fotos: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

   Professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) preparam a 15ª edição do Debatendo, prevista para janeiro. Trata-se de atividade anual da disciplina Clínica Integrada da Uefs que expõe e avalia atividades desenvolvidas no último semestre do curso consideradas de alta complexidade, como tratamentos nas áreas de Endodontia, Periodontia, Dentística, Prótese e Cirurgia.

   O Debatendo começou restrito à Endodontia, conforme lembra a professora Cristina Reiss, idealizadora da atividade. Os trabalhos eram desenvolvidos na Clínica da Mangabeira, uma das quatro mantidas pela Uefs para atividades acadêmicas e prestação de serviço à comunidade, em especial a carente. De forma improvisada, os estudantes, em duplas, apresentavam, através de um notebook, o resultado das ações realizadas durante a semana.

   O registro das atividades através de imagens e depoimentos contribuiu para melhorar a qualidade acadêmica proposta pelo curso, despertando Debatendo 2 - Clínica Mangabeiraa atenção do Departamento de Saúde da Uefs e do Colegiado de Odontologia, coforme revela a professora Cristina Reiss. Outros professores perceberam a relevância do método e integraram suas especialidades ao Debatendo, que passou a fazer parte da grade curricular da disciplina Clínica Integrada. 

          No Debatendo são evidenciadas desde simples até tratamentos complexos, como restaurações transcirúrgicas, cirurgias periodontais, transporte dentários, tratamento endodôntico de molares e próteses. “Os tratamentos têm beneficiado uma grande fatia da comunidade feirense e o Debatendo tem dado uma significativa colaboração no avanço da qualidade dos serviços prestados”.

                Debatendo 3 - Clínica Mangabeira

   Após a apresentação dos trabalhos, a produção do Debatendo será disponibilizada na internet, em endereço a ser divulgado oportunamente. As apresentações serão no dia 8 de janeiro de 2013, das 8 às 12h e das 14 às 18h, no auditório do módulo 6, campus da Uefs.

          "Todos os acadêmicos de Odontologia estão convidados a participar e ver o brilhante trabalho que seus colegas estão fazendo na comunidade feirense", disse Cristina Reiss.

                Debatendo 4 - Clínica Mangabeira

Professores Luiz Gomes (Prótese), Marcelo Filadelfo (Dentística), Cristina Reiss (Endodontia) e Fernando Bastos (Cirurgia).

   O corpo docente da Clínica Integrada que orienta o Debatendo é composto por Cristina Reiss ( Coordenadora e Orientadora do evento) e Evaldo Rodrigues (Endodontia), Ângela Martins e Marcelo Rios (Periodontia), Marcelo Filadelfo e Benedita Quintella (Dentística), Fernando Bastos e Jorge Marques (Cirurgia), Luiz Gomes, Ana Carla Rios e Lydia Britto (Prótese) bem como os colegas da Hebiatria composto pelas professoras Ana Izabel, Ana Rita Duarte, Alessandra Castro Alves, Hervânia, Suzana Paim, preocupando-se com o lado jovem da Comunidade.

Ascom/Uefs

FSA, 5/12/12