Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Acervo do professor Carloman Borges incorporado pela Biblioteca Central

Acervo do professor Carloman Borges incorporado pela Biblioteca Central

   O acervo pessoal do professor emérito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Carloman Carlos Borges, falecido em 2010, será incorporado à Biblioteca Central Julieta Carteado. A solenidade de inauguração da coleção será realizada segunda-feira (11), às 16h, no hall da Biblioteca Central.

   Carloman Carlos Borges foi um dos fundadores da Uefs, em 1976, mas já em 1970 atuava na então Fundação Universidade Estadual de Feira de Santana (Fufs), que deu origem à atual Universidade.

   Na área das Ciências Exatas, notabilizou-se como professor de Matemática desde a década de 1950 em diversos níveis de ensino. O professor Carloman Borges foi um dos batalhadores na criação da Escola de Engenharia da Universidade Católica de Salvador. Também atuou como professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Estado da Bahia (Uneb) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), além da Uefs, na qual era lotado no Departamento de Ciências Exatas.

   Primeiro doutor da Uefs, Carloman Borges fundou o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (Nemoc), entidade responsável, dentre outros, pelo curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Matemática, recomendado pela Capes. O Nemoc também publica, periodicamente, o Folhetim em Educação Matemática, que já foi reproduzido em órgãos de comunicação como o Jornal Feira Hoje.

   Parte do acervo que será incorporado pela Biblioteca Central Julieta Carteado foi conservado na Sala Carloman Carlos Borges, localizada no módulo 5 do campus universitário, módulo que tem o nome do professor.

   Nascido em Frei Paulo, Sergipe, em 11 de março de 1931, Carloman Borges faleceu em Feira de Santana em 3 de fevereiro de 2010.

Ascom/Uefs

6/3/13