Você está aqui: Página Inicial Notícias 2009 Uefs lamenta a morte do ex-reitor José Maria Nunes Marques

Uefs lamenta a morte do ex-reitor José Maria Nunes Marques

A comunidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) lamenta a morte do ex-reitor José Maria Nunes Marques, ocorrida domingo (5), às 21 horas, no município de Lençóis. A missa de corpo presente e a cremação foram realizadas terça-feira (7), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Bacharel em Direito, José Maria Nunes Marques foi fundador e reitor da Uefs no período de 1979 a 1987. Dedicou a vida à causa da educação em Feira de Santana, iniciando em 1960 como diretor da Escola de Menores. Em 1964 foi nomeado diretor do Ginásio Municipal Joselito Amorim; em 1968, diretor  da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana e em 1971 foi secretário de Educação e Cultura de Feira de Santana. Era membro honorário da Academia de Educação de Feira de Santana. Aposentou-se em 1988, passando a residir na cidade de Lençóis.

Conforme nota emitida pela Academia de Educação, há aproximadamente dez anos surgiram os primeiros sintomas do mal de Alzheimer, que vitimou o grande educador. Durante todo este período, viveu cercado do carinho dos familiares, especialmente da sua esposa a professora Zélia Caribé Nunes Marques.

Homenagem

Em maio de 2006, a Uefs prestou homenagem ao ex-reitor com o lançamento do DVD Memorial de José Maria Nunes Marques. Trata-se de uma amostragem biográfica e iconográfica que abrange a trajetória de vida e a gestão de Marques à frente da Instituição.

A solenidade fez parte das comemorações pela passagem dos 30 anos da Uefs. Na oportunidade, foi relançado o livro de crônicas A Magia do Silêncio, de autoria de José Maria Marques. Também foram expostos objetos pessoais do ex-reitor.

Feira de Santana, 6 de julho de 2009.

Ascom/Uefs.