Você está aqui: Página Inicial Notícias 2009 Semana França-Brasil - inscrições de trabalhos

Semana França-Brasil - inscrições de trabalhos

Estão abertas até 15 de junho as inscrições para apresentação de trabalhos e oficinas para a Semana França-Brasil. Os temas dos trabalhos deverão obrigatoriamente ter alguma relação, geral ou específica, com a França (sem necessariamente fazer qualquer associação com o Brasil). Alunos de qualquer curso e área do conhecimento que tiverem interesse em propor trabalhos deverão enviar inscrição através do e-mail semana.francabrasil@gmail.com dentro dos parâmetros e prazo estabelecido em edital. As incrições para monitoria no evento também já foram abertas e prosseguem até 15 de junho. As inscrições para participação enquanto ouvinte ocorrerão entre os dias 26 de junho e 01 de julho, e serão totalmente gratuitas.

O ‘Ano da França no Brasil’ - que foi oficialmente iniciado dia 21 de abril de 2009 – acontece em pleno vapor pelos quatro cantos do país até o dia 15 de novembro. Grandes cidades vêm realizando atividades comemorativas e proporcionando aos interessados a possibilidade de conhecer um pouco mais da história, cultura e manifestações artísticas da França.

Na Universidade Estadual de Feira de Santana, o Departamento de Letras e Artes, através do setor de Língua Francesa, e a Pró-Reitoria de Extensão, através do Projeto Imagens – Cinemas na UEFS, promovem atividades comemorativas entre os dias 06 e 08 de julho, em três turnos diários. Serão quatro mesas de debate, oficinas, mesas de comunicações, exibição de filmes e exposição.

Para a abertura do evento contaremos com a presença de autoridades da entidade, haverá apresentação do Coral da UEFS – Campus, e uma mesa intitulada A França na Bahia: metas, desafios e conquistas com a presença da Sra. Irène Kirsch (Service Cooperation et Action Culturelle - SCAC) e da Profa. Kelly Krauser (Associação de Professores de Francês do Estado da Bahia). As mesas que prosseguem durante os dias do evento contarão com a presença de professores da UEFS e convidados.

Além disso, haverá um grande destaque ao cinema francês, filmes contemporâneos consagrados compõem a programação, como Piaf – Hino ao Amor, o documentário Ser e Ter, o polêmico Irreversível, os divertidos Albergue Espanhol e Paris, Te Amo, a animação Kirikou e a Feiticeira, e o inesquecível O Pequeno Príncipe. As atividades do evento prometem envolver a comunidade acadêmica e externa, uma vez que o evento será aberto a todos os interessados. A secretaria do evento funcionará na sala do Projeto Imagens – Cinema na UEFS, na Biblioteca Central e quaisquer informações podem ser solicitadas através do e-mail do evento.

Inscrição de trabalhos (Comunicação Oral ou Oficina)

* Poderão ser proponentes de Comunicação Oral e Oficina alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores da rede pública ou particular, de ensino fundamental, médio ou superior.

* O tema do trabalho deverá obrigatoriamente ter alguma relação, geral ou específica, com a França (sem necessariamente fazer qualquer associação com o Brasil).

* As Oficinas terão a duração de 3 (três) horas e serão realizadas num único dia pelo turno vespertino.

* As Comunicações Orais terão a duração de 15 (quinze) minutos e serão realizadas num único dia pelo turno matutino.

* O resumo do trabalho Comunicação Oral deverá conter 400 palavras no máximo e ser digitado em fonte Arial ou Times, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas e 2,5 nas margens (inferior, superior, esquerda e direita). O título do trabalho deve constar na primeira linha do resumo: centralizado, caixa alta, tamanho da fonte 12, em negrito. Abaixo, alinhado à direita devem constar o nome do autor (e do orientador, nos casos de projetos com orientação), indicando-se entre parênteses a sigla de sua instituição de origem. Ao fim do resumo faz-se necessário o destaque de três a cinco palavras-chave e referência aos materiais necessários à apresentação, sujeitos a confirmação da disponibilidade.

* Para as inscrições de Oficinas solicita-se o envio de um mini-projeto no qual deverão constar:

- Título da oficina.

- Nome do(s) ministrante(s) / Nome do orientador, se houver.

- Objetivo: texto com 300 palavras no máximo digitado em fonte Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas.

- Metodologia.

- Recursos (exemplo: material de apoio e xerox).

- Bibliografia.

* Após a publicação dos projetos de Oficina aprovados os materiais para Xerox deverão ser enviados até o dia 30 de junho impreterivelmente.

* O trabalho poderá ser realizado por um ou mais ministrantes (com o máximo de três pessoas).

* O trabalho deverá ser enviado para o e-mail semana.francabrasil@gmail.com como arquivo anexo no formato word. No espaço do assunto do e-mail, deve-se indicar a modalidade do trabalho (Oficina ou Comunicação Oral). No e-mail, deverão constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) proponente(s), bem como a instituição, a titulação e o título do trabalho.

* Uma mesma pessoa poderá apresentar Oficina e Comunicação Oral (apenas uma de cada), sendo que neste caso deverá enviar dois e-mails diferentes, um para cada modalidade.

* O prazo de inscrição para o envio dos trabalhos é o dia 15 de junho.

* A lista dos trabalhos aprovados será enviada ao e-mail de todos os proponentes no dia 25 de junho.

Endereço da Secretaria do Evento:

Sala do Projeto Imagens: Cinema na UEFS

Biblioteca Central Julieta Carteado