Você está aqui: Página Inicial Notícias 2009 Secretário da Educação debate demandas da comunidade da Uefs

Secretário da Educação debate demandas da comunidade da Uefs

O secretário da Educação da Bahia, Adeum Hilário Sauer, visitou a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na manhã desta quarta-feira (10), oportunidade em que discutiu temas relacionados a reivindicações da comunidade universitária.

O encontro, que contou com a participação do reitor José Carlos Barreto e do vice-reitor Washington Moura, foi realizado na Sala dos Conselhos, localizado no prédio da Administração Central, que ficou lotada de estudantes, em especial alunos de Medicina que pedem a contratação de professores e bolsista que ocuparam recentemente o prédio da Reitoria.

Sobre a pauta apresentada pelos bolsistas, Adeum Sauer revelou que remanejamentos de recursos da Secretaria da Educação vão atender ao pedido de aumento da bolsa auxílio, que passará de R$ 350 para R$ 415. Também foi garantida a fixação de uma data para pagamento da bolsa, outro ponto de pauta. Por enquanto, não há expectativa do aumento do número de bolsas.

Quanto à revogação da Lei 7.176, que diz respeito à autonomia das universidades estaduais da Bahia, Adeum Sauer afirmou que a Secretaria da Educação emitiu parecer favorável neste sentido. O assunto, disse, está em discussão entre as universidades e a Assembléia Legislativa. O Governo, explicou, defende que aprovada a revogação, deverá ser criado um conselho fiscalizador composto por representantes da comunidade, do próprio Governo e das Universidades.

A realização de concurso público para contratação de professores, outro tema debatido no encontro, é ponto analisado pelo Governo do Estado, conforme Sauer, no que diz respeito ao impacto no orçamento e na lei de responsabilidade fiscal. O secretário afirmou que o Governo reconhece a necessidade da abertura de vagas em função do crescimento das universidades. O aumento do quadro de professores deve ser regulamentado por lei, salientou Adeum Sauer, ressaltando que as propostas apresentadas pelas universidades estão em análise para envio à Assembléia Legislativa. Ele considerou adiantado o processo.

Após a reunião, o estudante de Medicina e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ubiratan Souza, afirmou que houve avanços nas negociações, mas se mostrou preocupado quanto ao remanejamento de recursos para atender aos bolsistas, o que, segundo disse, poderá comprometer outros setores da Educação. “O ideal seria a suplementação”, disse. A Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) enviou representante à reunião com o secretário da Educação, mas ainda não emitiu opinião sobre os assuntos tratados, em especial a criação de novas vagas para os professores. A Adufs deverá se pronunciar até segunda-feira.

Feira de Santana, 10 de junho de 2009.

Ascom/Uefs.