Você está aqui: Página Inicial Notícias 2009 Curso Homeopatia como Especialidade inicia aulas em 4 de julho

Curso Homeopatia como Especialidade inicia aulas em 4 de julho

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) dá início, em 4 de julho, ao curso Homeopatia como Especialidade, destinado a estudantes da área de Saúde. “As aulas serão ministradas por professores homeopatas considerados expoentes nacionais, com repercussão internacional”, conforme salienta a professora Célia Maria Carneiro dos Santos, do curso de Medicina da Uefs.

O tema Homeopatia tem se tornado emergente diante da necessidade de medicamentos menos ofensivos, explica Célia Santos. “Os médicos levam em consideração o contexto de vida do paciente ao efetuar uma receita, o que faz criar um relacionamento médico-paciente com base numa confiança sólida”, acrescenta.

Considerando a necessidade de esclarecimentos, já que o uso destes medicamentos tem passado por um processo de oficialização nas áreas de saúde básica, é preciso inserir a história da homeopatia como especialidade, segundo explica Célia Santos. “Desta forma, são evidenciadas a maneira como são feitos os medicamentos, a aceitabilidade nos meios acadêmicos, na formação dos profissionais de saúde, sua utilização no SUS, nos hospitais e ambulatórios”. Este tema, revela Célia Santos, será tratado pela professora doutora pela USP Sandra Chaim Salles, autora do livro Homeopática, Universidade e SUS.

A equipe de professores é composta, ainda, pela professora doutora honoris causa Maria Amélia Soares da Cunha, do Instituto Homeopático Alfredo Soares da Cunha; professor e mestre Francisco José Freitas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); professor doutor honoris causa Paulo César Maldonado, representante da Câmara Técnica como homeopata no Conselho Federal de Medicina do Rio de Janeiro, além da professora Dolores Freire, da Uefs, que organiza o curso em conjunto com a professora Célia Maria Carneiro dos Santos.

A organização do curso salienta, também, que a comunidade feirense já convive com esta especialidade há anos e que cada vez mais tem aumentado a procura nos serviços particulares e públicos. “Muitos são os relatos de pessoas que melhoraram sua qualidade de vida, após tratamento com a homeopatia. Desejamos a todos um bom aproveitamento das aulas que serão ministradas, que possam fazer uma reflexão sobre a importância da vida de Hahnemann, este médico que idealizou os medicamentos diluídos e dinamizados, que nos fazem tanto bem”. As aulas serão ministradas no Anfiteatro, módulo 2, campus universitário.

Feira de Santana, 25 de junho de 2009.