Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2008 Congresso de Botânica vai reunir 3 mil pesquisadores - 28 de junho

Congresso de Botânica vai reunir 3 mil pesquisadores - 28 de junho

   A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sediará, no período de 28 de junho a 3 de julho de 2009, o 60º Congresso Nacional de Botânica (60º CNBot), evento que acontece pela primeira vez na região do semi-árido. Simultaneamente, serão realizados o 29º Encontro Regional de Botânicos – MG, BA, ES (29º ERBot) e a 32ª Reunião Nordestina de Botânica (32º RNBot). Está confirmada a presença de pesquisadores de instituições de diversos países e a participação de 3 mil pessoas.

   O tema a ser abordado nesta edição será Botânica Brasileira: Futuro e Compromissos. Serão apresentados e divulgados os avanços científicos e tecnológicos na área da Botânica e analisadas a situação atual e as perspectivas de formação de botânicos no Brasil (professores, pesquisadores e técnicos), "considerando as realidades científicas, sociais e econômicas", salienta o professor Carlos Wallace Nascimento Moura, presidente do Congresso.

   Com programação científica voltada à transdisciplinaridade da Botânica no Brasil, o Congresso inclui temas que permitirão discutir e propor políticas públicas para a utilização sustentável da biodiversidade através de conferências, simpósios e mesas-redondas, conforme explica Carlos Moura. Além disso, a programação contará com cursos pré e pós-congresso, ministrados por especialistas da Botânica. Outras informações no site do evento: www.60cnbot.com.br.

   Está prevista, ainda, durante as atividades, a reflexão sobre os 60 anos do Congresso Nacional de Botânica e a avaliação dos compromissos acordados através das Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010 em relação à diversidade de plantas, fungos e algas. Para inscrição de trabalhos, o prazo é 10 de março. Os participantes podem se inscrever até o dia do evento.

   O evento promovido anualmente pela Sociedade Botânica do Brasil é organizado pela Uefs com a colaboração das principais instituições de ensino superior da Bahia: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Também participam a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Jardim Botânico de Salvador (JBSS). O Congresso conta com o apoio do CNPq, Ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, Fapesb e Governo do Estado da Bahia.