Você está aqui: Página Inicial Arquivo de notícias 2007 Uefs presta homenagem ao pesquisador Johann Becker

Uefs presta homenagem ao pesquisador Johann Becker

A Universidade Estadual de Feira de Santana vai prestar homenagem ao entomologista baiano Johann Becker, que construiu acervo composto de 14.206 insetos, oriundos de diversos estados brasileiros, hoje patrimônio do Museu de Zoologia da Instituição. Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizada solenidade, na Sala dos Conselhos, prédio da Administração Central, e descerrada placa com o nome de Coleção Entomologica  Professor Johann Becker, conforme aprovação do Conselho Universitário.

A coleção, fruto de 40 anos de trabalho, foi encaminhada à Uefs em agosto de 2007, por Johann Coutinho Becker, filho do pesquisador, que faleceu em 2004. Em carta enviada à Reitoria, ele informou o desejo do pai sobre a doação, sem ônus, “devido ao grande carinho que tinha por esta Universidade”.

Responsável pelo Museu, o professor Freddy Bravo revela que a coleção consta de insetos montados em alfinetes entomológicos e de insetos secos estocados em mantas entomológicas. Dos 14.206 insetos, 4.292 são da ordem hemiptera, 9.189 da ordem coleóptera, 149 da ordem neuróptera, 12 de mantódea, 112 de hymenoptera, 255 de diptera, 5 de dermaptera, 29 de mecoptera, 5 de megaloptera, 156 de orthoptera e 2 de blattodea.

Este aporte projeta nacionalmente a coleção de insetos do Museu de Zoologia da Uefs, conforme observa Freddy Bravo, além de servir para pesquisas de alunos da graduação em Ciências Biológicas. O professor Johann Becker, nasceu em Salvador e trabalhou no Museu Nacional de Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 12 de dezembro de 2007.