Você está aqui: Página Inicial Arquivo de notícias 2007 Pós em Ensino, Filosofia e História das Ciências obtém nota 5 da Capes

Pós em Ensino, Filosofia e História das Ciências obtém nota 5 da Capes

O Ministério da Educação (MEC) confirmou o conceito 5, considerado de “alto nível de desempenho”, para o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, níveis de mestrado e doutorado, fruto de parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana e a Universidade Federal da Bahia. A avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) conceituou como “muito bom” os requisitos estrutura curricular e infra-estrutura para ensino, pesquisa e extensão.

A Comissão de Área da Capes, em outubro, havia emitido a nota 5, mas o Conselho Técnico Científico (CTC) manteve a nota 4 concedida anteriormente. Insatisfeitos, os professores envolvidos com o programa entraram com recurso e obtiveram êxito, conforme informou a pró-reitora de Pesquisa e Graduação da Uefs, Eneida de Moraes.

Com a nota 5, a Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências consegue a mesma pontuação da Pós-graduação em Botânica (mestrado e doutorado), que, até então, havia obtido o melhor conceito, na Bahia entre as instituições públicas estaduais de ensino superior. Outro destaque da Uefs foi o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (também em níveis de mestrado e doutorado), que obteve o conceito de “bom desempenho”, com pontuação 4.

A Capes aprovou, também, os demais programas de pós-graduação da Uefs submetidos à avaliação, todos com nota 3. Foram eles: Saúde Coletiva; Engenharia Civil e Ambiental; Literatura e Diversidade Cultural; Desenho, Cultura e Interatividade; Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente.

E, esta semana, o mestrado em Zoologia da Uefs figurou entre os 69 novos cursos de pós-graduação aprovados pela Capes A coordenadora do mestrado, Flora Acuña Juncá, explicou que a Universidade, desde 1997, oferece as especializações em Zoologia e Entomologia. Agora, em 2007, o curso de mestrado em Zoologia conseguiu esta aprovação pela Capes, com conceito 3. As inscrições para a primeira turma serão abertas já no primeiro semestre de 2008.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 21 de dezembro de 2007.