Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Arquivo de notícias 2007 Mestrado em Zoologia da Uefs é aprovado pela Capes

Mestrado em Zoologia da Uefs é aprovado pela Capes

O mestrado em Zoologia da Uefs é um dos 69 novos cursos de pós-graduação aprovados esta semana pela Capes/MEC. A coordenadora do curso, professora Flora Acuña Junca, informou que já no primeiro semestre de 2008 serão abertas as inscrições para a primeira turma. Com a aprovação, a Uefs fecha 2007 com dez programas próprios de pós-graduação. LEIA MAIS...

Mestrado em Zoologia da Uefs é aprovado pela Capes

Grupo que integra a coleção de 14.206 insetos doados ao Museu de Zoologia da Uefs pelo pesquisador Johann Becker

   O mestrado em Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana é um dos 69 novos cursos de pós-graduação aprovados esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). A coordenadora do mestrado, Flora Acuña Juncá, explicou que a Universidade, desde 1997, oferece as especializações em Zoologia e Entomologia. Agora, em 2007, o curso de mestrado em Zoologia conseguiu esta aprovação pela Capes, com conceito 3.

   Com isso, logo no primeiro semestre de 2008, o mestrado em Zoologia já inscreve a primeira turma. A importância do curso é refletida na identificação de espécies endêmicas dos diversos ecossistemas do semi-árido, incluindo caatingas e matas mais secas, e de outros biomas da Bahia, como o cerrado e a mata atlântica.

   As linhas de pesquisas darão enfoque ao estudo da biodiversidade, biologia, ecologia e etnozoologia, servindo de base para futuros estudos dos diversos ecossistemas baianos. Dentre os benefícios para o homem, as pesquisas poderão servir de base para a otimização dos recursos naturais, evitando-se o comprometimento da biodiversidade, conforme salienta o professor Freddy Bravo, vice-coordenador do mestrado em Zoologia.

   A Uefs, assim, fecha 2007 com dez programas de pós-graduação próprios. Além de Zoologia, a Instituição oferece os mestrados em Saúde Coletiva, Literatura e Diversidade Cultural, Engenharia Civil e Ambiental, Recursos Genéticos, História, Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, além do curso de Desenho, Cultura e Interatividade. São oferecidos, ainda, mestrado e doutorado em Botânica e Biotecnologia. A Uefs participa, ainda, de outros três programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, em parceria com outras instituições: Ensino, Filosofia e História das Ciência (com a Ufba), Ciência da Computação (com Ufba e Unifacs) e Difusão do Conhecimento (Ufba, Cefet-BA, Fundação Visconde de Cairu – FVC, Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, Uneb e Universidade Federal do ABC – UFABC).

   Dos 69 cursos de pós-graduação aprovados pela Capes/MEC, 47 são mestrados acadêmicos, 18 doutorados e quatro mestrados profissionais. O Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes analisou na semana passada 144 propostas, entre recursos e pendências de 2007. Cinco permanecem em análise e 70 projetos não foram recomendados. Os cursos aprovados podem começar as atividades a partir de janeiro. A reunião do CTC foi realizada entre 10 e 14 de dezembro de 2007. A lista dos programas avaliados foi publicada no site www.capes.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 20 de dezembro de 2007.