Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Arquivo de notícias 2007 José Carlos ratifica defesa de autonomia para a Universidade

José Carlos ratifica defesa de autonomia para a Universidade

O novo reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto de Santana, garantiu que os destinos da Instituição serão definidos pela comunidade acadêmica, com a manutenção da autonomia da Instituição e da luta em defesa dos interesses da sociedade. O pronunciamento foi feito durante a solenidade de posse de José Carlos (reitor) e de Washington de Almeida Moura (vice-reitor) realizada na noite desta terça-feira no campus, com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner. Leia mais...

José Carlos ratifica defesa de autonomia para a Universidade

José Carlos: a Universidade não será submissa a interesses de grupos. O governador Jaques Wagner prestigiou a solenidade de posse. (Foto: Edvan Barbosa, Ascom/Uefs).

   A construção da excelência passa por um projeto de Universidade pública, gratuita, autônoma, democrática e socialmente referenciada, conquistas a serem alcançadas pela superação do desafio de posicionar a Instituição como propulsora do desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região e do Estado. A afirmação foi feita pelo novo reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto de Santana, empossado na noite desta terça-feira (15), em solenidade realizada no campus.

   Durante o evento, que contou com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner e de secretários de governo, também foi empossado o vice-reitor Washington de Almeida Moura. Os membros do primeiro escalão da Administração Central da Uefs já foram anunciados e tomam posse dos cargos às 10h30 desta quarta-feira (16).

   José Carlos Barreto, em pronunciamento, chamou a atenção para a necessidade do estreitamento de laços entre a Universidade, a sociedade e o Estado, “sem que isto signifique submissão da Instituição a quaisquer grupos ou interesses que lhes sejam estranhos”. O reitor empossado reconheceu o vínculo entre os segmentos, mas salientou que a atuação da Uefs deve ser definida pela comunidade acadêmica, “para a garantia do respeito à autonomia e a defesa dos interesses da sociedade”.

   Os novos reitor e vice-reitor foram eleitos em março pela comunidade universitária para o mandato 2007-2011. José Carlos Barreto e Washington Moura obtiveram 73% dos votos das três categorias da comunidade universitária (funcionários, alunos e professores).

   A solenidade de posse contou com a presença, ainda, dos professores José Onofre Gurjão Boavista da Cunha e Évila de Oliveira Reis Santana, que ocuparam os cargos de reitor e vice-reitora no período 2003-2007, do primeiro reitor da Uefs, professor Geraldo Leite, dos secretários estaduais Adeum Hilário Sauer (Educação), Ildes Ferreira (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Jorge Solla (Saúde), além de estudantes, servidores e professores da Uefs e representantes da sociedade.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 15 de maio de 2007.