Você está aqui: Página Inicial Arquivo de notícias 2007 Estudante da Uefs vence o Festival de Música da Bahia

Estudante da Uefs vence o Festival de Música da Bahia

Com a obra Gera Dor, Uyatã Rayra Lopes Ribeiro, aluno do curso de Economia da Universidade Estadual de Feira de Santana, venceu a quarta edição do Festival Universitário de Música da Bahia, categoria melhor composição. Ele concorreu com estudantes de diversas universidades e faculdades, públicas e particulares. O concurso foi promovido pela Universidade Federal da Bahia em parceria com a Petrobrás.

Estudante da Uefs vence o Festival de Música da Bahia

Banda A Casa de Fumaça e Flor em apresentação na concha acústica do Teatro Castro Alves.

O portal oficial do Unifest (www.unifest.ufba.br) informa dois vencedores na categoria melhor composição. Além de Uyatã Ribeiro, da Uefs, Silas Giron Margalho, estudante de História da Universidade Federal da Bahia, também aparece em primeiro lugar, com a obra Samba TQT. Em terceiro ficou Rafael Dumont, do curso de música da Ufba, autor de Sobre Cimento. A melhor interpretação foi para Ana Paula Albuquerque, mas o site não informa com qual composição. Para o primeiro colocado, o Unifest destinou a premiação de R$ 5 mil.

Uyatã Ribeiro integra a banda A Casa de Fumaça e Flor, composta por nove integrantes, a maioria estudantes da Uefs. "Todos nós, de um modo ou de outro, somos membros ativos da vida cultural universitária", salienta Uyatã. O nascimento do grupo coincide com o desmembramento de três bandas: O Bando (da qual saíram Uyatã, Jotinha e Índio), Daviolino (Davi e Abude) e À Flor da Pele (Enia, Guilherme, Leandro e Maiane). Os ensaios são realizados no Conjunto Universitário Feira VI, situado ao lado do campus, na República Revolucionária do Éden.

O Unifest foi realizado em fases eliminatórias e finais, no período de 12 de outubro a 18 de novembro de 2007, com apresentação dos vencedores em Salvador, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A regional de Feira de Santana, que selecionou a obra Gera Dor para a fase final, foi coordenada pela Uefs, através do professor Genival Correia, da Pró-reitoria de Extensão.

As apresentações foram no Centro de Cultura Amélio Amorim, em 8 de novembro. Participaram do júri Goreti Figueiredo, professora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a musicista Solange Targino, o jornalista Geraldo Lima, o cantor e compositor Cescé e o músico e artista plástico Jorge Galeano.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 26 de novembro de 2007.