Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Arquivo de notícias 2007 Aluno da Uefs é selecionado para o Salão Bahia de Artes

Aluno da Uefs é selecionado para o Salão Bahia de Artes

O artista plástico e estudante do curso de Ciências Econômicas da Uefs, Gabriel Silva Ferreira, marca presença no 14º Salão Bahia de Artes do Museu de Arte Moderna (MAM). Com a obra Cântico ao Amor de Valquíria, Gabriel é um dos oito selecionados nos Salões Regionais de Juazeiro, Feira de Santana e Jequié. Ele estará ao lado de artistas de todo o país, em espaço especial dentro do evento, em pauta no Solar do Unhão até 17 de fevereiro, de terça a domingo, com entrada franca. LEIA MAIS...

Aluno da Uefs é selecionado para o Salão Bahia de Artes

Cântico ao Amor de Valquíria (fragmento com duas tábuas). Técnica: betume da judéia sobre tábuas de MDF brancas. Dimensão total: 253 x 30 cm (11 tábuas de 22,5 x 30 cm, cada). 2007.

   É a primeira vez que trabalhos premiados nos Salões Regionais de Artes Visuais participam do Salão Bahia do MAM. Promovidos pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), os Salões são resultados da seleção do edital de fomento às Artes Visuais.

   O grupo de premiados reúne variados formatos, tais como instalações, projetos de curadoria e vídeos-arte. “Trata-se de uma oportunidade única para os artistas premiados estabelecerem diálogos com autores de todo o Brasil. Diante de seu caráter nacional, o Salão Bahia garantirá maior visibilidade às obras expostas”, comenta Ayrson Heráclito, diretor de Artes Visuais da Funceb.

   Além de Gabriel Silva Ferreira, participam do 14º Salão Bahia os seguintes artistas premiados nos Salões Regionais: Everton Marco de Jesus Santos (com o vídeo-arte Quebra-Mar), Gaio (com o artigo O Espaço da Arte na Cidade), Jovan Vieira Mattos Neto (com a instalação Boa Noite Carlos Gomes), Vladimir Oliveira (com a obra Vistos: Jeitos de Corpo), Priscila Valente Lolata (com o projeto de curadoria Mostra Entre Linhas), William A. (com o conjunto de três gravuras intituladas Bonfim) e Willyams Roberto Martins Santos (com a instalação Peles Grafitadas).

   O autor

   Natural de Tanquinho, BA, Gabriel Ferreira é artista plástico e gráfico. Está no último semestre do curso de Economia. Afirma que desde o primeiro contato com a arte, aos três anos de idade, não mais conseguiu deixar de desenhar. A primeira participação em exposição foi no Tríduo Cultural de Tanquinho, em 1994.

   As temáticas desenvolvidas por Gabriel em pintura, desenho e instalações são: desenho de poesia (ilustração de textos), capoeiragem (ilustração das práticas culturais da capoeira de angola e samba-de-roda), “eurótico” (ilustrações eróticas tendo como base a poesia de Patrice de Moraes) e Musicalidade (ilustrações de canções da música brasileira).

   Dentre premiações, Gabriel conquistou, em artes plásticas, a I Mostra Universitária de Arte da Bahia durante a II Feira do Semi-Árido (Uefs – 2004), Prêmio Juarez Paraíso no 2º Salão Regional de Artes Visuais da Funceb em Feira de Santana-BA, 2007. Participou da IV Bienal da UNE em Recife, PE, (2003) e da VIII Bienal do Recôncavo, São Félix-BA (2006). O artista também é músico percussionista, tendo participado de grupos de Tanquinho e de Feira de Santana.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 27 de dezembro de 2007.